Óleos essenciais no controle de carunchos (coleoptera: chrysomelidae: bruchinae) do feijão armazenado: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0039Palavras-chave:
Controle alternativo, Acanthoscelides obtectus, Zabrotes subfasciatus, Callosobruchus maculatusResumo
O Brasil é um grande produtor de grãos, sendo assim, é imprescindível o conhecimento de alternativas sustentáveis para o controle de pragas nos grãos armazenados, que são responsáveis por severas perdas. Este estudo de revisão objetivou reunir informações atualizadas sobre a atividade inseticida de óleos essenciais de plantas no controle de carunchos do feijão armazenado. Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das bases eletrônicas, Google acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. As palavras-chave pesquisadas foram ‘Pragas de feijão armazenado’, ‘Carunchos’, ‘Controle de pragas’, ‘Óleo essencial’, 'Acanthoscelides obtectus’, ‘Zabrotes subfasciatus’, ‘Callosobruchus maculatus’, ‘Fumigação’, ‘Contato’, ‘Repelência’, ‘Atividade inseticida’, ‘Sementes de feijão’, ‘Viabilidade e Qualidades fisiológicas’, sendo estes termos também pesquisados em inglês nas primeiras dez páginas do artigo. Após as etapas de busca, exclusão e leituras dos artigos selecionados, estes foram organizados em tabelas que evidenciam as espécies vegetais utilizadas, método de utilização do óleo essencial sobre os insetos e a referência do trabalho, em ordem cronológica crescente, de 2010 a 2020. No total foram selecionados 46 artigos que atenderam aos critérios da pesquisa, considerando as três espécies de carunchos pesquisadas. Os resultados apontam que o óleo de Sálvia officinalis foi mais eficiente frente ao A. obtectus e o de Zanthoxylum zanthoxyloides mais eficiente para fumigação. Para o Z. subfasciatus os óleos de de Baccharis trimera, Cymbopogon winterianus e Pimpinella anisum apresentaram maior eficiência por fumigação, e junto a Myrocarpus frondosus, apresentaram alto efeito repelente e atividade ovicida/larvicida. Para o C. maculatus, o óleo com maior potencial em menores concentrações é o da espécie Mentha piperita. Conclui-se que a utilização dos óleos essenciais em sistemas de manejo integrados de pragas do feijão é positiva, visto as vantagens que apresentam. Entretanto, deve-se verificar se a viabilidade das sementes tratadas com óleos essenciais não são afetadas, bem como devem ser avaliados seus riscos à saúde humana, animal e sua influência na produtividade das culturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.