Óleos essenciais no controle de carunchos (coleoptera: chrysomelidae: bruchinae) do feijão armazenado: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0039

Palavras-chave:

Controle alternativo, Acanthoscelides obtectus, Zabrotes subfasciatus, Callosobruchus maculatus

Resumo

O Brasil é um grande produtor de grãos, sendo assim, é imprescindível o conhecimento de alternativas sustentáveis para o controle de pragas nos grãos armazenados, que são responsáveis por severas perdas. Este estudo de revisão objetivou reunir informações atualizadas sobre a atividade inseticida de óleos essenciais de plantas no controle de carunchos do feijão armazenado. Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das bases eletrônicas, Google acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. As palavras-chave pesquisadas foram ‘Pragas de feijão armazenado’, ‘Carunchos’, ‘Controle de pragas’, ‘Óleo essencial’, 'Acanthoscelides obtectus’, ‘Zabrotes subfasciatus’, ‘Callosobruchus maculatus’, ‘Fumigação’, ‘Contato’, ‘Repelência’, ‘Atividade inseticida’, ‘Sementes de feijão’, ‘Viabilidade e Qualidades fisiológicas’, sendo estes termos também pesquisados em inglês nas primeiras dez páginas do artigo. Após as etapas de busca, exclusão e leituras dos artigos selecionados, estes foram organizados em tabelas que evidenciam as espécies vegetais utilizadas, método de utilização do óleo essencial sobre os insetos e a referência do trabalho, em ordem cronológica crescente, de 2010 a 2020. No total foram selecionados 46 artigos que atenderam aos critérios da pesquisa, considerando as três espécies de carunchos pesquisadas. Os resultados apontam que o óleo de Sálvia officinalis foi mais eficiente frente ao A. obtectus e o de Zanthoxylum zanthoxyloides mais eficiente para fumigação. Para o Z. subfasciatus os óleos de de Baccharis trimera, Cymbopogon winterianus e Pimpinella anisum apresentaram maior eficiência por fumigação, e junto a Myrocarpus frondosus, apresentaram alto efeito repelente e atividade ovicida/larvicida. Para o C. maculatus, o óleo com maior potencial em menores concentrações é o da espécie Mentha piperita. Conclui-se que a utilização dos óleos essenciais em sistemas de manejo integrados de pragas do feijão é positiva, visto as vantagens que apresentam. Entretanto, deve-se verificar se a viabilidade das sementes tratadas com óleos essenciais não são afetadas, bem como devem ser avaliados seus riscos à saúde humana, animal e sua influência na produtividade das culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Alves de Brito Ferreira, Instituto Federal do Ceará

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Cariri-UFCA, atualmente sou residente agrícola na empresa Agrocert Quality. Fui bolsista de extensão na categoria protagonismo estudantil, com um projeto que visa orientar agricultores de horta comunitário o uso correto de caldas e extratos no controle de pragas em 2020. Participei do grupo de pesquisa " Agroecologia e Desenvolvimento Regional Sustentável' da UFCA. Bolsista de Iniciação PIBIC de 2017 a 2019. Monitora das disciplinas Princípios de Entomologia Agrícola, Entomologia Agrícola e Acarologia agrícola em 2019. Pesquisas na área de entomologia, com ênfase em meio ambiente, saúde, óleo essenciais, dengue e controle alternativo de pragas e na área de Fisiologia vegetal com ênfase em homeostase iônica, salinidade e Brachiaria. 

Cícero dos Santos Leandro, Universidade Federal do Cariri

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA/2019. Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela FARESE/2021. Mestrando do programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável-PRODER pela Universidade Federal do Cariri-UFCA . Foi bolsista de Iniciação Científica fomentada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP 2016-2018. Foi bolsista de iniciação científica fomentada pelo Fundo de Combate à Pobreza-FECOP 2018-2019. Trabalhou com Avaliação da Bioatividade de extratos de espécies nativas e invasoras de áreas de Caatinga e Cerrado. Atualmente estuda o efeito larvicida de extratos de vegetais da Chapada do Araripe contra o Aedes aegypti. Desenvolve pesquisas na área da saúde, com ênfase para a dengue, zika e chikungunya, sobretudo, a ocorrência e controle dessas doenças na Região Metropolitana do Cariri-CE.

Francisco Bernardo de Barros, Universidade Federal do Cariri

Atualmente cursa mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODERP, na Universidade Federal do Cariri - UFCA, onde desenvolve o projeto de pesquisa: Atividade inseticida de extratos proteicos das sementes de espécies de plantas contra diferentes estágios do ciclo biológico do aedes aegypti (diptera: culicidae). Possui Pós Graduação lato sensu em Ensino de Biologia e Química (2016-2018) pela Universidade Regional do Cariri-URCA, e graduação em Ciências Biológicas também pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2010-2015). Tem experiência nas áreas de bioquímica, biotecnologia vegetal e controle de doenças vetoriais. Atual na docência desde 2014, atuando no ensino médio da rede pública estadual de ensino (Ensino médio), e na rede de ensino privado, com ênfase no ensino fundamental II. Atualmente é professor no ensino médio. 

Francisco Roberto de Azevedo, Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1987.2-1992.1). Começou a sua vida profissional como Administrador de fazenda da Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (1993). Possui mestrado em Fitossanidade/Entomologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994-1996). Foi estagiário e colaborador de pesquisas na Embrapa Algodão (1997). Possui Doutorado em Fitotecnia/Entomologia pela Universidade Federal do Ceará (1998-2001). Foi especialista em Manejo de Pragas pela Secretaria de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará (2002). Supervisor de pesquisas em Entomologia pela multinacional Del Monte Fresh Produce Brasil Ltda (2003). Pesquisador bolsista DCR da Embrapa Agroindústria Tropical (2004-2005). Professor da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri (2006-2013). Coordenador do Curso de Agronomia da UFC/UFCA (2006-2013). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Cariri (UFCA) (2013 - atual),onde leciona as disciplinas obrigatórias de Entomologia Geral e Entomologia Agrícola, além das optativas Acarologia Agrícola e Manejo Integrado de pragas. Foi Diretor do sindicato dos docentes das universidades federais do Estado do Ceará (ADUFC)(2015 - 2017). Foi Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA (2016 - 2021), onde leciona as disciplinas de Agroecologia e Agricultura Familiar. Membro do corpo docente do mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFCA (2019 - atual), onde leciona a disciplina Avanços na Entomologia Médica. Tem experiências nas áreas de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando nas áreas de controle biológico de pragas, uso de produtos alternativos e inseticidas botânicos para o controle de pragas, Manejo Agroecológico e Manejo Integrado de Pragas. Realiza levantamentos faunísticos de insetos bioindicadores da qualidade ambiental de ecossistemas. Atua também na Entomologia Médica na área de controle vetorial de insetos de importância médica como o Aedes aegypti e os triatomídeos, além de insetos de importância médica. 

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)