Influência da saturação pós-compactação no comportamento resiliente de um solo laterítico empregado em subleito rodoviário
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0025Palavras-chave:
Solos, Subleito, Módulo de resiliência, Saturação pós-compactaçãoResumo
Almejando a melhoria do desempenho dos pavimentos brasileiros frente aos defeitos de fissuração por fadiga e deformação permanente, está sendo proposta uma nova metodologia de dimensionamento, batizada de Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), que visa substituir a abordagem empírica aplicada às rodovias pelo método do DNER. O MeDiNa promove uma análise mecanicista e requer informações precisas das propriedades de cada um dos materiais constituintes das camadas do pavimento, dentre elas, o módulo de resiliência (MR) do subleito, propriedade influente na deformabilidade e na vida de fadiga da estrutura, cujo estudo é fundamental para o sucesso dos projetos rodoviários. A fim de agregar conhecimento referente ao MR de solos, a presente pesquisa busca avaliar a influência da saturação pós-compactação no comportamento resiliente de um solo empregado em subleito rodoviário do Rio Grande do Sul. Para este fim, selecionou-se um solo argiloso com comportamento laterítico para ser o objeto deste estudo. Após compactação nas condições ótimas, foram realizados ensaios triaxiais de cargas repetidas para determinação do MR em amostras com a umidade ótima de compactação e amostras inundadas, que foram imersas em água por um período de quatro dias. A pesquisa constatou drástica diminuição nas capacidades resilientes desse material, chegando a uma redução de até 80,5% provocada pelo período de imersão em água. As simulações com o software MeDiNa, em estrutura de um pavimento típico, comparando a vida útil de fadiga, com MR de subleito na umidade ótima e inundado mostrou que tal decréscimo no MR do subleito, pela falta ou ineficiência de drenagem, conduz à fissuração precoce do pavimento, com redução estimada de 20% na vida útil de fadiga frente às condições simuladas. Relacionando essa diminuição no desempenho a parâmetros monetários, a incapacidade de suportar as solicitações de projeto e redução da durabilidade resultaram em aumento de custo de 29%, em termos de preço/km.Neq.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.