Os impactos das barragens hidrelétricas na pesca artesanal amazônica sob o olhar dos sistemas socioecológicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0018Palavras-chave:
Abordagem interdisciplinar, Hidrelétricas, Licenciamento ambiental, Sistemas socioecológicos, Pesca artesanalResumo
A expansão de hidrelétricas na Amazônia tem sido a principal ameaça a sustentabilidade da pesca, mesmo com a implementação de medidas mitigadoras de seus impactos. Considerando que a compensação dos impactos se baseie nos estudos de impactos ambientais, para contribuir com o tema foi desenvolvida uma ferramenta de análise da qualidade de tais documentos a partir do arcabouço dos Sistemas Socioecológicos (SSE). O SSE foi aplicado aos casos de Estreito e Santo Antônio, demonstrando ser de fácil manuseio e potencialmente útil para tomadas de decisão. A análise dos casos evidenciou lacunas de informações importantes sobre o sistema pesqueiro, demonstrando serem insuficientes para a avaliação sistêmica dos impactos e, consequentemente, para a proposição de medidas mitigadoras. Assim, o presente estudo recomenda a aplicação dessa ferramenta para aperfeiçoar os estudos ambientais com vistas a sustentabilidade da atividade. Para tal, apresenta-se um guia de cinco passos que orienta a aplicação do arcabouço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.