Sustentabilidade no uso medicinal de jatobá (Hymenaea courbaril L. e H. stigonocarpa Mart. Ex Hayne) e a efetividade da Estação Ecológica Serra das Araras na manutenção destas espécies
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0017Palavras-chave:
Educação ambiental, Farmacognosia, Fitoterápicos, Uso e conservaçãoResumo
Objetivou-se com este trabalho verificar se as espécies Hymenaea courbaril L. e H. stigonocarpa Mart. Ex Hayne localizadas próximas a Estação Ecológica Serra das Araras (EESA) estão sendo utilizadas de maneira sustentável, e se há uso destas espécies dentro das delimitações da EESA. foram coletadas informações de 10 indivíduos das espécies Hymenaea courbaril L. e H. stigonocarpa Mart. Ex Hayne dentro das delimitações da EESA, e de 10 localizadas próximas a residências e à estrada de acesso da estação, sendo que a mais distante situava-se a 10 km em direção ao município de Porto Estrela. O dados coletados foram a altura do fuste, diâmetro a altura do peito, circunferência a altura do peito, comprimento da maior injúria, largura da maior injúria, número de injúrias e se estas já estavam cicatrizadas ou não. Verificou-se que houve diferença para as variáveis analisadas dentro e fora da EESA, demonstrando que a estação ecológica está cumprindo com o seu papel de conservação, mas também fora da mesma, o uso desta espécie parece não estar sendo realizado de maneira sustentável. Adicionalmente, recomenda-se um trabalho de educação ambiental com a população local, para que o uso deste recurso seja realizado de maneira sustentável, e ainda que se defina qual o número e tamanho das injúrias que garantam a regeneração da árvore para que se promova efetivamente o uso e a conservação destas espécies fora da Estação Ecológica Serra das Araras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.