Fenologia de cinco espécies de plantas com potencial para recursos de frutos no Pantanal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0003Palavras-chave:
Fenologia vegetal, Plantas ribeirinhas, Dinâmica da água, Zonas úmidasResumo
A fenologia das espécies vegetais reflete-se diretamente nas condições ambientais, o que favorece uma relação direta entre peixes e frutos, por exemplo. O presente estudo relaciona a fenologia de cinco espécies vegetais em uma estação ecológica no Pantanal quanto à pluviosidade e diferentes épocas de cheias. O estudo foi realizado no rio Paraguai no Pantanal Norte, seguindo todo um ciclo hidrológico de cheia e seca. Foi encontrada correlação positiva para as espécies Spondias mombin, Inga vera, Bactris riparia e Bactris brongniartii com a inundação, em que os frutos verdes ocorreram no início da estação chuvosa e os frutos maduros ocorreram na cheia. Por outro lado, a produção de frutos verdes da espécie Erythrina fusca correlacionou-se negativamente com o nível do lençol freático, com a floração e frutificação ocorrendo no período seco. O período de frutificação das espécies S. mombin, I. vera, B. riparia e B. brongniartii pode beneficiar a ictiofauna que consome seus frutos e sementes durante a estação chuvosa, enquanto E. fusca contribui para a estação seca. Há necessidade de aprofundar o conhecimento da fenologia vegetal no Pantanal e essas informações devem ser levadas em consideração nas unidades de conservação para o manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.