Estimativa de temperaturas favoráveis para o desenvolvimento da avicultura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0010Palavras-chave:
Ambiência, Bem-estar animal, Funções densidade de probabilidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo ajustar os dados de temperaturas ocorridas no município de Santo Antônio de Leverger-MT, aplicando-se diversas Funções Densidade de Probabilidade. Foram analisadas as séries históricas de temperaturas mínimas e máximas diárias, obtidas no Banco de Dados Meteorológicos para o Ensino e Pesquisa (BDMEP) do Instituto Nacional de Meteorologia. Para a pesquisa considerou-se o período de janeiro de 1987 a dezembro de 2019, registradas na Estação Meteorológica Convencional Padre Ricardo Remetter. Com auxílio da planilha EXCEL e do programa R, obtiveram-se as principais estatísticas descritivas dos dados, baseadas nas medidas de posição e dispersão e elaboraram-se os diagramas de caixa para cada mês e tipo de temperatura extrema com a finalidade de constatar as características da distribuição. Em seguida, os dados mensais de cada temperatura foram agrupados em dez (10) classes, adotando-se a Regra de Sturges, para facilitar a definição do modelo probabilístico. Os dados de temperaturas mínimas e máximas foram ajustados às cinco distribuições probabilísticas, a seguir: Normal, Log Normal, Gama, Gumbel e Weibull. Na sequência, foi verificada a aderência dos dados à essas distribuições aplicando-se o teste de Qui-Quadrado. Foi constatado que os valores da temperatura mínima diária se ajustaram adequadamente à distribuição Normal para todos os meses, porém, os valores de temperatura máxima somente nos meses de janeiro até abril e de outubro até dezembro. Já, os meses de maio até setembro foram modelados aplicando-se a distribuição Gama. Logo, com base nas distribuições representativas dos meses para cada temperatura, elaborou-se um gráfico de barras empilhadas para estimar a probabilidade de ocorrência da temperatura mensal, classificada em muito fria, adequada e muito quente para a avicultura. Concluiu-se que As Funções Densidade de Probabilidade (FDP) foram adequadas, precisas e confiáveis para o ajuste dos dados diários de temperaturas extremas (mínima e máxima) em cada mês do ano, no município de Santo Antônio de Leverger-MT. Os modelos obtidos possibilitaram definir os limites favoráveis para o desenvolvimento da avicultura e estimar a probabilidade de ocorrência das três categorias de temperaturas nesse município. A metodologia adotada apresentou-se como excelente ferramenta para predizer os valores de temperaturas mínimas e máximas ao longo do ano no referido município, auxiliando no planejamento da construção de aviários e seu respectivo sistema de ventilação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.