Abundância e riqueza de espécies de euglossini (hymenoptera: apidae) em diferentes fragmentos no município de Mojuí dos Campos, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0018Palavras-chave:
Euglossini, usos da terra, alteração ambiental, preferência por iscas odoríferasResumo
As abelhas da tribo Euglossini (Hymenoptera: Apidae) são extremamente importantes na polinização das florestas neotropicais e por serem sensíveis a mudanças em seu habitat, são consideradas excelentes bioindicadores de qualidade ambiental. Nesse contexto, o presente estudo objetivou (i) comparar a riqueza de espécies e abundância de indivíduos de Euglossini entre fragmento de floresta, pastagem e plantação de soja; (ii) identificar a preferência pelas iscas odoríferas; e (iii) avaliar o efeito de borda sobre a riqueza de espécies e abundância de indivíduos. O estudo foi realizado no município de Mojuí dos Campos, Pará, Brasil, em três áreas: fragmento de floresta, pastagem e plantação de soja. Utilizou-se seis iscas odoríferas para atrair os machos: eugenol, eucaliptol, vanilina, benzoato de benzila, cinamato de metila e geraniol. Foram coletados 1668 indivíduos distribuídos em quatro gêneros e 11 espécies. Existe diferença significativa na abundância de Euglossini entre os ambientes (F(2,24) = 4,1007; p = 0,029), a maior abundância ocorreu na área de pastagem (866-52%). Houve diferença significativa tanto na abundância (F(5, 156) = 15,811; p < 0,001) quanto na riqueza de espécies (F(5, 156) = 70,039; p < 0,001) de Euglossini entre as iscas. Vanilina mostrou-se a isca mais atrativa e geraniol a menos atrativa. Não há diferença significativa na abundância (F(2, 24) = 1,8505; p = 0,178) e riqueza de espécies de Euglossini (F(2, 24) = 0,299; p = 0,744) entre os transectos borda, intermediário e centro, o que pode estar relacionado com a proximidade entre as áreas e a capacidade das abelhas de voar longas distâncias. Outro fator que pode influenciar nesse resultado, é a capacidade de dispersão dessas abelhas, que possibilita a exploraração localidades próximas. Fatores climáticos, diferença na volatilidade das substâncias, faixa etária das populações, pureza e composição isométricas das substâncias e ofertas de fontes naturais podem ter influenciado nesse resultado. Apesar dos resultados mostrarem um alto grau de degradação na área estudada, é necessário a realização de mais estudos, que levem em conta o tamanho dos fragmentos e o número de Eulaema nigrita em relação a outras espécies para que se possa obter dados mais precisos sobre os impactos dos diferentes usos da terra na diversidade das abelhas Euglossini.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.