Análise da relação entre o crescimento populacional e o desmatamento no estado do Amapá, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0032

Palavras-chave:

Fronteira do Desmatamento, Serviços Ambientais, Floresta Amazônica

Resumo

O estado do Amapá, apesar do histórico de baixo desmatamento, apresenta condições propícias ao ciclo de fronteira que ocorre em outras regiões amazônicas, com o agravante de um vertiginoso crescimento populacional, o qual é apontado como fator de indução direto e indireto do desmatamento. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar o grau de influência desse fator de indução e suas consequências no âmbito das mudanças de uso do solo no Amapá. Para isso, primeiramente foi analisado o crescimento populacional no estado e em cada um dos seus 16 municípios, por meio de consultas ao Censo Demográfico dos anos de 1980, 1991, 2000 e 2010. Visando identificar a influência do crescimento populacional no desmatamento, foi realizada a análise de Correlação de Pearson (r). A partir disso foi estimada a taxa de desmatamento até o ano de 2030, utilizando regressão linear. A população do Estado cresceu em apenas 36 anos cerca de 325%, propulsionada pela criação das Áreas de Livre Comércio e a elevação da categoria de Território para Estado em 1988. De maneira similar, entre 2000 e 2014, o desmatamento aumentou 82%. Constatou-se uma forte correlação positiva entre os fatores analisados (r = 0,95), comprovando que o crescimento populacional teve influência direta no desmatamento no Estado do Amapá. Considerando o crescente aumento populacional, estimou-se que o Amapá tende a desmatar mais 134.644ha até o ano de 2030. A forte relação constatada no estudo se dá devido ao aumento da demanda interna por alimentos e produtos florestais para atender as necessidades da população em crescimento, assim como as oportunidades do mercado externo, uma vez que o Amapá foi inserido rota de exportação de commodities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ramon Less, Universidade Federal do Pará

Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Engenharia de Campo - Saúde, Meio ambiente e Segurança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná através do Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás Natural (PROMINP) e Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2007). Atuou como Auditor de Concessão e Outorga Florestal no Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF-AP) e desempenhando trabalhos técnicos como Elaboração do Plano de Manejo da Floresta Estadual do Amapá, colaboração na criação do Programa Estadual de Florestas do Amapá, membro da Comissão Técnica de elaboração do 1° Edital de Concessão Florestal no Amapá. Atualmente exerce o cargo de Técnico em Gestão de Meio Ambiente na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.

Diani Fernanda da Silva Less, Universidade Federal do Oeste do Pará

Engenheira Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Mestra em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, área de concentração Monitoramento e Controle Ambiental. Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE). Atualmente é Professora Assistente lotada no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atua nas áreas de Modelagem Ambiental, Hidrodinâmica e Biogeoquímica de Sistemas Fluviais e Inovação Tecnológica em Saneamento, com ênfase em Desenvolvimento de Tecnologias Alternativas de Tratamento de Esgoto Doméstico. 

Claudio Fabian Szlafsztein, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Geologia pela Universidad de Buenos Aires (Argentina 1991), mestrado em Ciencia Ambientais pela Hokkaido University (Japão 1995) e doutorado em Ciências Naturais (Geografia) pela Kiel University (Alemanha, 2003). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de ordenamento e planejamento territorial, gestão costeira, Gestão, analise de riscos de desastres e vulnerabilidade, e adaptação as mudanças climáticas. Coordenador do programa de Pos-graduado em Gestão de Recursos Naturais na Amazônia (UFPA 2010-2011), Diretor Geral do Núcleo de Meio Ambiente (UFPA 2013-2014), Pro-reitor de Relações Internacionais da UFPA (2016) Diretor de Relações Internacionais da UFPA (2016-2019). Professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2019-presente)

Downloads

Publicado

2018-07-03