Análise dos serviços de saneamento básico e a incidência de casos de Chikungunya no Bairro da Matinha em Santarém (PA)

Autores

  • Cineide Oliveira Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Aparecida Miranda Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Diani Fernanda da Silva Less Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0002-1197-3583

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0015

Palavras-chave:

Saúde Pública, Aedes Aegypti, Doenças endêmicas, Prevenção

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a qualidade dos serviços de saneamento básico e a sua relação com os casos de Chikungunya no Bairro da Matinha, localizado no município de Santarém (PA). Para isso, foram utilizados dados primários e secundários, resultantes da aplicação de 183 questionários para a população residente no bairro, realização de visitas in loco e acesso ao banco de dados dos órgãos de saúde do município relacionados à incidência de Chikungunya. No Bairro da Matinha, foram notificados 25 casos de Chikungunya, sendo 18 confirmados, sendo o bairro com maior incidência da doença em Santarém. Nas ruas identificadas com maior número de infectados, constatou-se a precariedade das vias, com presença de esgoto doméstico e resíduos sólidos domiciliares. Observou-se também a existência de terrenos baldios que são utilizados como depósitos inadequados de resíduos que servem como criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os resultados evidenciaram que a maioria dos moradores possui o ensino fundamental incompleto; 32% dos entrevistados afirmaram a existência de terrenos baldios; e 95% acham que esses terrenos contribuem para a disseminação de doenças; 42% dos entrevistados não souberam definir saneamento básico, o que pode comprometer as ações de prevenção e controle de doenças endêmicas. Diante do exposto, conclui-se que as condições inadequadas da infraestrutura de saneamento básico contribuem para o alto índice de casos de febre Chikungunya no bairro, o que evidencia a necessidade de maior atuação do poder público e a conscientização/sensibilização da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cineide Oliveira Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Técnica em Saneamento pelo Instituto Federal do Pará - IFPA. Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Pará. Experiência no setor administrativo da Reitoria e do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa por meio de estágio.

Maria Aparecida Miranda, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Ciência e Tecnologia das águas e Graduanda em Gestão Ambiental ambas pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, Técnica em Hospedagem pelo Instituto Federal do Pará, atualmente bolsista nas unidades bibliotecas da UFOPA e Gerente de Qualidade na empresa ESAM Jr - Engenharia e Serviços Ambientais.

Diani Fernanda da Silva Less, Universidade Federal do Oeste do Pará

Engenheira Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Mestra em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, área de concentração Monitoramento e Controle Ambiental. Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE). Atualmente é Professora Assistente lotada no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atua nas áreas de Modelagem Ambiental, Hidrodinâmica e Biogeoquímica de Sistemas Fluviais e Inovação Tecnológica em Saneamento, com ênfase em Desenvolvimento de Tecnologias Alternativas de Tratamento de Esgoto Doméstico.

Downloads

Publicado

2018-07-03