Qualidade microbiológica do acari (Pterygoplichthys spp.) Fresco e refrigerado comercializado em Santarém, Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.012.0003Palavras-chave:
Pescado, Alimento, MicrobiologiaResumo
A região do Baixo Amazonas é uma das maiores consumidoras de pescado do Brasil. O acari (Pterygoplichthys spp.) é um dos pescados mais apreciados entre várias espécies consumidas na região. Desta forma é importante analisar do ponto de vista microbiológico a qualidade do pescado, que possui grande valor alimentício, econômico e cultural. O presente trabalho teve como objetivo geral avaliar a qualidade microbiológica do acari (Pterygoplichthys spp.) fresco e resfriado, comercializado no município de Santarém – Pará. Foi realizada coleta em uma feira pública simulando compra, foram adquiridos 8 exemplares de Pterygoplichthys spp.; dois exemplares foram analisados no dia da compra (T0), dito como pescado fresco, e os demais foram mantidos sob refrigeração e a cada 24 horas dois exemplares foram processados para análises até T3 (72h). O resultado das análises mostra presença de coliformes totais e ausência de coliformes termotolerantes em todas as amostras analisadas, tanto nas amostras refrigeradas ou frescas de Pterygoplichthys spp. A identificação bioquímica evidenciou que 50% dos estafilococos são S. aureus coagulase positiva (SCP), 40% como S. epidermidis e 10% como Staphylococcus sp. Entre as cepas de Pseudomonas, 92,5% são P. aeruginosa, e entre as cepas do gênero Salmonella 9,68% são S. typhimurium e as demais como Salmonella spp. Os resultados neste estudo mostram a importância do contínuo monitoramento e controle da qualidade microbiológica do alimento, em especial o pescado. Atenção deve ser dada a correta manipulação do alimento, pois quando não higienizados adequadamente, podem acarretar contaminação bacteriana e consequentemente problemas à saúde do consumidor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.