Análise de viabilidade econômica do maracujá azedo incluindo o valor do uso do recurso hídrico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0025Palavras-chave:
Irrigação, Análise financeira, Passiflora edulis, Necessidade hídricaResumo
O cultivo do Maracujá no Brasil tem estado em constante expansão, sendo que na maioria das vezes ocorre no âmbito familiar em pequenas propriedades de até 5ha, é uma frutífera que possibilita retorno econômico rápido e continuo. Sendo o Brasil país de clima predominantemente tropical o fruto encontra condições climáticas adequadas para seu desenvolvimento, com isso coopera para o crescimento da fruticultura nacional, que está diretamente ligada com adesão de tecnologias, variedades das cultivares melhoradas geneticamente, e os diferentes estados e regiões, contudo o IBGE 2020 relata que o rendimento médio do maracujá no país gira em torno de 14 t ha, a maior parte de todo fruto aqui produzido é consumido in natura (60%). Outro fator abordado é o uso da água, considerando que se trata de um bem preciso e essencial para a vida. O objetivo da pesquisa é avaliar a viabilidade econômica do cultivo do maracujá azedo incluindo o valor do recurso hídrico em uma propriedade rural em Tangará da Serra – MT. Como objetivos específicos, estimar o custo do uso da água na irrigação, levantar os custos convencionais e as receitas, e desenvolver fluxos de caixa por meio de diferentes cenários. Os dados foram coletados in loco, mensalmente e submetidos as ferramentas de análise Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Retorno do Capital (Payback) e Análise Custo Benefício (ACB). O projeto se apresentou viável, do ponto de vista econômico, por apresentar VPL positivo e a TIR acima da TMA exigida. Quando incluso o custo da água (R$ 3,16 ano), os indicadores apresentaram diferenças ínfimas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.