Otimização estatística da síntese de biodiesel a partir de óleo de girassol em rota metílica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0001Palavras-chave:
Óleo de girassol, Planejamento experimental, BiodieselResumo
Com a poluição causada pelo petróleo, foi necessário a busca por novas fontes de energia com intuito de mitigar a elevada emissão de gases de combustão, assim os biocombustíveis são fontes renováveis com fácil obtenção da matéria-prima principal. Objetivou-se avaliar a influência de alguns parâmetros e sua relação com o rendimento mássico e a caracterização físico-química dos biodieseis sintetizados a partir do óleo de girassol. Para isso foi utilizado a metodologia de planejamento experimental, modificando as variáveis de razão molar, percentual de catalisador e tempo reacional, a síntese ocorreu em temperatura de 60°C e foi analisado as propriedades para verificar a conformidade com a agência Nacional do Petróleo. Como resultado, mostrou-se satisfatório, o rendimento de um biodiesel apresentou acima de 90% além de ser aprovado na caracterização dos parâmetros físico-químicos de acordo com os padrões da ANP. O estudo das variáveis que interferem diretamente no rendimento apresentou conformidade quando comparado a outros autores. Conclui-se que, estudos nesta área devem ser constante, aumentando o número de publicações e incentivando a produção e a melhoria nos processos de síntese.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.