Gestão municipal de resíduos sólidos e avaliação multissistêmica de impactos ambientais em vazadouros públicos irregulares nos extremos Sul piauiense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0009Palavras-chave:
Checklist, Degradação ambiental, Disposição finalResumo
O estudo objetivou avaliar a gestão de resíduos sólidos urbanos de quatro municípios da Microrregião das Chapadas do Extremo Sul Piauiense frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos quanto à existência de vazadouros públicos irregulares e relacionar as unidades de disposição final com os impactos ambientais. Foram realizados levantamento de dados secundários prontamente disponíveis e visitas de campo em área correspondente a quatro vazadouros de quatro municípios da Microrregião das Chapadas do Extremo Sul Piauiense, destacando entre eles: Cristalândia do Piauí, Corrente, Parnaguá e Riacho Frio. Os municípios ainda apresentam o vazadouro irregular como unidade de disposição final para os resíduos, indo em confronto com Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos. A existência dos vazadouros culmina na propagação e intensificação do quadro de degradação ambiental na região, refletido pelo grau de impacto e valor degradativo observado. Torna-se evidente a necessidade de criação dos planos e aterros sanitários considerados a forma adequada ambientalmente para deposição de resíduos proveniente das atividades humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.