Zoneamento ecológico-econômico da Floresta Nacional de Palmares, Altos, Piauí (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0002Palavras-chave:
Planejamento ambiental, Ordenamento territorial, Áreas protegidas, EcótonoResumo
A pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta para o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Floresta Nacional (Flona) de Palmares, visando subsidiar a construção do Plano de Manejo da unidade. O estudo foi desenvolvido na Flona de Palmares, localizada no município de Altos–PI. A metodologia utilizada para atender aos objetivos do ZEE da Flona de Palmares compreendeu-se em uma combinação de procedimentos organizados como levantamento de dados primários e dados secundários, para fins de construção de uma teia de informações agrupadas, capazes de reconhecer os diferentes núcleos da unidade de conservação (UC). Além da análise documental da UC e da referenciação em estudos acadêmicos prévios, foram levantados dados primários a partir de reconhecimento in loco por meio de transectos, como também foram utilizados recursos de sensoriamento remoto, com determinação do Índice de Vegetação (NDVI). A proposta de ZEE da Flona de Palmares é resultado da análise integradas dos fatores físico-bióticos através do cruzamento entre esses temas, onde foi possível propor quatro zonas para a Flona são elas: 1) Zona primitiva; 2) Zona de Preservação; 3) Zona de uso especial; e 4) Zona de uso Conflitante, distribuídas na área da Flona. O zoneamento da Flona de Palmares configura-se como etapa determinante para a elaboração de um Plano de Manejo, e sua delimitação deve fundamentar-se no entendimento da natureza, de suas funções e limitações da UC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.