Influência do manejo na manutenção e dinâmica do carbono no solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0002

Palavras-chave:

Manejo conservacionista, Plantio direto, Matéria orgânica do solo

Resumo

O objetivo destetrabalho foianalisar a dinâmica do carbono do solo em áreas agrícolas sob diferentes sistemas de manejo do solo e ecossistema natural com vegetação do Cerrado. O estudo foi realizado em área de produção de grãos equivalente a soja e milhosituada no Oeste Baiano com adoção de plantio convencional e plantio direto + Brachiaria e produção de hortaliças no Extremo Sul Piauiense sob cultivo orgânico ecultivo de hortaliça + Plantio Direto, além de área nativa do Cerrado. Foram avaliados o conteúdo de C orgânico total, matéria orgânica leve e do solo, também se avaliouo estoque de C e da matéria orgânica leve em quatro profundidades (0,0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m). Em geral, os sistemas sob cultivo de hortaliças e área nativa obtiveram os maiores teores de estoque de C, matéria orgânica e carbono solo nas camadas superficiais enquanto o NTS+B2 apresentou maiores teores em profundidade, exceto para matéria orgânica leve. Assim, o conteúdo, dinâmica e manutenção do C no solo são estreitamente influenciados pelo sistema de manejo adotado, tanto para as frações mais leves da matéria orgânica quanto para as formas mais mineralizadas como o TOC, OSM e StkC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tancio Gutier Ailan Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e Mestre em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará - UFC, com área de concentração de Manejo Sustentável do Solo e da Água com ênfase em Matéria Orgânica do Solo (2019). Membro Associado do Grupo de Pesquisa CEAgro - Centro de Estudos e Análises Agropecuárias e Ambientais pela UFRRJ e do grupo Poluição do Solo da UFRRJ . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga, Minas Gerais (2020). Especialização em andamento em Ciências Ambientais e Análise Ambiental pela Faculdade da Região Serrana (FARESE), Espirito Santo. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental (2017) e Formação Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Corrente (2014). Conhecimentos na área de Ciências Ambientais (Diagnóstico e avaliação de impactos ambientais, Auditoria e Perícia Ambiental, Licenciamento e estudos Ambientais, Sistema de gestão ambiental, Gestão de Áreas protegidas, Resíduos sólidos e Recursos hídricos) e Ciência do Solo (Conservação dos agroecossistemas, Qualidade do solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Sequestro,Dinâmica e Emissão C e GEE, Matéria orgânica do solo e Física do Solo). Atualmente desenvolve pesquisas na linha de Manejo do solo e Qualidade Ambiental com ênfase em Química e Poluição do Solo destinada a Estudo das propriedades químicas e eletroquímicas do solo, Métodos analíticos para avaliação de solos, plantas e resíduos, Matéria orgânica do solo e Impactos de atividades antrópicas, pelo uso agrícola, Metais pesados e remediação de sítios contaminados. Foi membro participante do Projeto de Ensino e Extensão: Gestão Ambiental na Comunidade ? Desenvolvendo atividades de Estágio Supervisionado, aplicando medidas de Gerenciamento e Sistema de Gestão Ambiental (2016) e estagiário do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente no ano de 2016 frente ao Projeto de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Campus, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente. 

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo, qualidade e matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Possui experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

Wesley dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Ceará (2019). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, geoestatística, fertilidade do solo, química do solo e manejo de solo.

Israel Lobato Rocha, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2019). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente.

Ana Carla Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Engenheira agrônoma formada pela UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) 2017, atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo do Departamento de ciências do solo da Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em pedologia.

Ericka Paloma Viana Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Ceará (2019), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí (2016),Técnica em agropecuária pelo Centro Territorial de Educação profissional do Oeste Baiano (2011).Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia do solo, reabilitação de áreas degradadas e fertilidade do solo. 

Paula Fernanda Alves Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Atualmente possui mestrado em andamento em Ciência do solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia do solo.

Claudio Adriano de Jesus Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Mestrando em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 2015-2016 atuou como bolsista do projeto de pesquisa: Caracterização dos rizóbios em espécies chaves de leguminosas da mata ciliar do Baixo rio Mearim, Baixada Maranhense (FAPEMA). Em 2016-2017 foi bolsista do projeto de pesquisa: Atividade microbiana em áreas com sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) em diferentes estágios de sucessão vegetal (FAPEMA). Em 2017-2018 foi bolsista do projeto de pesquisa: Estudo da Paisagem, manejo e parâmetros químicos e microbiológico dos meliponários na área da Companhia Vale. Em 2018- 2019 atuou como bolsista do projeto de pesquisa: Sequestro de carbono aéreo e do solo via plantios de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) na agricultura itinerante do Maranhão.

Amanda Sales Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestranda em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi bolsista de iniciação cientifica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Uso e Manejo de solos.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>