Adsorção de íons de metais pesados em soluções aquosas utilizando montmorilonita
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0008Palavras-chave:
Adsorção, Metais pesados, Soluções aquosas, MontmorilonitaResumo
O processo de adsorção é um método de tratamento alternativo utilizado para remover metais pesados de efluentes industriais. No presente trabalho foram estudados os processos adsorção dos metais níquel (II), cobre (II) e chumbo (II) em soluções aquosas, utilizando como substratos a montmorilonita, também foram analisados os isotermas de adsorção das soluções metálicas individuais. De acordo com a difração de raios X, o principal constituinte da montmorilonita é o quartzo (SiO2), que apresenta na sua área de superfície o grupo Si-OH. Este grupo provavelmente adsorve os cátions das soluções. Por outro lado, o grupo dissociado (-S-O) é um ácido de Lewis fraco devido à polarização, e o processo de quimissorção neste caso não é favorável. O modelo de adsorção de Langmuir, em todos os casos, foi encontrado que tem os maiores valores de regressão (R2) e, portanto, o melhor ajuste. A capacidade de absorver os metais pesados apresentou a seguinte ordem: Ni (II) > Pb (II) > Cu (II), e isso pode estar relacionado à valência e ao raio de hidratação dos cátions. De acordo com os resultados apresentados neste trabalho, a montmorilonita pode ser usada para remover os metais pesados presentes em efluente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.