Facilitadores e obstáculos à implementação de licitações públicas sustentáveis: análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0023Palavras-chave:
Sustentabilidade, Concurso público verde, Barreiras e facilitadores, IramuteqResumo
Licitações Públicas Sustentáveis (CPE) podem ser entendidas como a integração de questões econômicas, ambientais e sociais durante a aquisição de bens, obras e serviços por órgãos governamentais ou empresas do setor público, que têm sido amplamente utilizadas devido à questão sustentável. O objetivo geral desta pesquisa é realizar uma análise bibliométrica das publicações disponíveis envolvendo o SPP para compreender o conteúdo, os assuntos abordados, o posicionamento e os fatores motivacionais para sua aplicação e os principais entraves (2011-2021). Metodologicamente, trata-se de pesquisa exploratória de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Durante o período analisado, foram identificados 65 artigos sobre o tema, utilizando as palavras-chave (sustainable; green; procurement; shopping; public; Barreira; motoristas) publicadas em inglês na base de dados Science Direct Elsevier. Nesta pesquisa, percebe-se que as barreiras e facilitadores para a implantação do SPP concentram-se em questões pontuais e repetidas nas pesquisas analisadas. Existem fatores relevantes na aplicação do SPP, como restrição financeira, apoio da alta administração e legislação governamental. Por fim, ao olhar para o desenvolvimento econômico dos países pesquisados, a incidência de SPP é relativamente influenciada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.