Facilitadores e obstáculos à implementação de licitações públicas sustentáveis: análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0023

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Concurso público verde, Barreiras e facilitadores, Iramuteq

Resumo

Licitações Públicas Sustentáveis ​​(CPE) podem ser entendidas como a integração de questões econômicas, ambientais e sociais durante a aquisição de bens, obras e serviços por órgãos governamentais ou empresas do setor público, que têm sido amplamente utilizadas devido à questão sustentável. O objetivo geral desta pesquisa é realizar uma análise bibliométrica das publicações disponíveis envolvendo o SPP para compreender o conteúdo, os assuntos abordados, o posicionamento e os fatores motivacionais para sua aplicação e os principais entraves (2011-2021). Metodologicamente, trata-se de pesquisa exploratória de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Durante o período analisado, foram identificados 65 artigos sobre o tema, utilizando as palavras-chave (sustainable; green; procurement; shopping; public; Barreira; motoristas) publicadas em inglês na base de dados Science Direct Elsevier. Nesta pesquisa, percebe-se que as barreiras e facilitadores para a implantação do SPP concentram-se em questões pontuais e repetidas nas pesquisas analisadas. Existem fatores relevantes na aplicação do SPP, como restrição financeira, apoio da alta administração e legislação governamental. Por fim, ao olhar para o desenvolvimento econômico dos países pesquisados, a incidência de SPP é relativamente influenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Napoleão Tavares de Oliveira Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Atualmente é técnico judiciário - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil

Alessandra Lee Barbosa Firmo , Instituto Federal de Pernambuco

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco desde julho de 2009, atuando na Especialização em Sustentabilidade Urbana, Especialização em Educação Ambiental e Cultural e no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Professor-colaborador do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Professor-colaborador da Especialização em Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos da Universidade Católica de Pernambuco. Líder do Grupo de Resíduos Sólidos do IFPE e membro do Grupo de Resíduos Sólidos da UFPE (GRS/ UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa em 2015/2016. Diretora de Extensão do IFPE-Campus Ipojuca em 2014-2015. Possui graduação em Engenharia Química pela UFPE (2006), em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFPE (2008), Mestrado em Engenharia Civil pela UFPE (2008) e Doutorado em Engenharia Civil pela UFPE (2013) na área de geotecnia ambiental. Participou como pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq, FINEP, FACEPE, CHESF, BNDES e Foundation CMG nas áreas de geotecnia ambiental, resíduos sólidos, biodegradação e geração de biogás, geração de energia em aterros, plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, interação rocha-fluido, estudo de modelos numéricos de geração e fluxo de fluidos em meios porosos.

Luiz Filipe Alves Cordeiro, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Doutorado na área de Processamento de Energia do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco(2015), em que parte da tese foi eleita entre as 5 melhores no concurso latino americano de monografias em eficiência energética. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) "Eficiência Energética no controle inteligente de sistemas de bombeamento". Suas áreas de interesse são eficiência energética, conservação de energia, sistemas motrizes industriais, máquinas elétricas, controle de processos industriais, inteligência artificial, redes neurais, automação industrial e Sustentabilidade.

Liliana Andréa dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Bacharelado em Ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFRPE, Doutora em Engenharia Civil-UFPE, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental (Gampe) e Grupo de Resíduos Sólidos (GRS). Atua em biodegradação anaeróbia, biogás, biomassas e resíduos agroindustriais, otimização da produção de biogás, camada oxidativa de aterro sanitário, Gestão Ambiental, compostagem, Bioindicadores da qualidade ambiental e microbiologia agrícola. Organizadora do Prêmio Sustenta Caatinga (2015). Ministrou os cursos de: Montagem de Composteira Caseira (2014), Bioindicadores da Qualidade Ambiental (2014), Workshop Tecnologias Sociais como instrumento da Educação Ambiental e empoderamento Social (2014), 4o Curso de Elaboração de projetos (2015 e 2016) e Estruturação da coleta seletiva e ambientes cooporativos (2015). 

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>