Avaliação da sustentabilidade ambiental de propriedades leiteiras em Minas Gerais utilizando o método ISA
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0019Palavras-chave:
Indicadores socioeconômicos e ambientais, Sustentabilidade, Pagamento por serviços ambientaisResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de sustentabilidade de 3 propriedades situadas no Sul de Minas Gerais, tendo como atividade principal a bovinocultura de leite e utilizando o Indicador de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA). O ISA é formado por 21 indicadores, que foram agrupados em sete subíndices, envolvendo as dimensões socioeconômica e ambiental. Esses sete subíndices são divididos em: Balanço Econômico, Balanço Social, Gestão do Estabelecimento Rural, Capacidade Produtiva do Solo, Qualidade da Água, Manejo dos sistemas de produção e Ecologia da paisagem Agrícola. O questionário do ISA foi aplicado no ano de 2021. O ISA da propriedade 1 atingiu 0,73 e superou o limiar de sustentabilidade (0,70), com balanço socioeconômico (0,83) e balanço ambiental de (0,67). A propriedade 2 atingiu o maior ISA (0,76), das 03 avaliadas, com maior balanço socioeconômico (0,87) e maior balanço ambiental (0,68). Já a propriedade 3 obteve o menor valor do ISA, 0,62, com o balanço socioeconômico mais baixo entre as três avaliadas (0,72) e o balanço ambiental (0,54), abaixo do limiar de sustentabilidade. A utilização do ISA permitiu observar os diversos parâmetros de sustentabilidade das propriedades, identificando pontos críticos que necessitam de mudanças. A partir disso, é possível orientar e determinar ações que possam melhorar a situação das propriedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.