Ações voltadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável na Universidade do Minho (UMINHO), Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0019

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Ranqueamento, Instituição Pública de Ensino Superior

Resumo

Os preceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vêm ganhando relevância como protagonista nas discussões institucionais a nível local, nacional e até mesmo mundial. Estar em consonância a esses preceitos demonstra responsabilidade social, econômica e ambiental na persecução dos seus objetivos. Assim sendo, diversas são as ferramentas existentes para se aferir a aderência das práticas institucionais a tais preceitos. Uma delas é a UI GreenMetrics que realiza anualmente um ranqueamentos das instituições de ensino superior com base em 06 critérios e 39 indicadores. O presente estudo objetivou verificar o nível de aplicação dos referidos preceitos por meio da análise de documentos, relatórios e informações disponibilizadas no sítio eletrônico da Universidade do Minho – UMINHO em Portugal, primeira colocada naquele ranqueamento. Para além de buscar elementos acerca do resultado no ranqueamento, buscou-se também por informações que pudessem demonstrar que a instituição fomenta ações, investigações e estudos para o desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista pragmático a pesquisa em questão referenda o posicionamento de outros investigadores no sentido de que, embora existam ações e investigações sobre a matéria, ainda há muito espaço para a mudança de uma concepção sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável para uma concepção voltada para esses assuntos.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Alves Santos, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas com estágio na modalidade sanduíche na Universidade do Minho - Braga Portugal. Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em Direito pela Universidade de Alfenas (2001), Pós-Graduação em Direito Processual pela Escola Superior de Advocacia, em convênio com a Universidade José do Rosário Vellano (2003), Pós-Graduação em Direito Social pela AMAGES, em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva (2006) e Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela UNINTER/FACINTER. Atualmente atua como Auditor Interno na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, cargo para o qual foi aprovado em concurso público em novembro de 2006, vindo a ser nomeado para exercer a função de Chefe da Auditoria Interna da UNIFAL-MG em setembro de 2010. Na área de Auditoria Interna, foi eleito Presidente da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC - FONAIMEC em 2016 para o biênio 2017-2018. Também é professor titular das cadeiras de Direito Administrativo I e II, Direito Empresarial I e II e Mediação e Arbitragem na Faculdade de Direito do Instituto Machadense de Ensino Superior - IMES mantido pela Fundação Machadense de Ensino Superior ? FUMESC. Possui experiência no contencioso judicial e administrativo por ter exercido a advocacia de 2002 a 2003 e por ter exercido as funções de Oficial de Justiça de 2003 a 2006. Por fim cabe ressaltar que em abril de 2018, após participar de quatro edições do curso de Gestão de Riscos ministrado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, foi convidado pelo referido Ministério para figurar como instrutor do curso de Gestão de Riscos e Controles Internos realizado de forma regional em parceria com a Associação FONAIMEC.

Eduardo Gomes Salgado, Universidade Federal de Alfenas

Pós-doutor pela University of Glasgow no Adam Smith Business School (Glasgow/Reino Unido). Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP (FEG). Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Graduado em Engenharia de Produção-Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Professor visitante na Politécnica de Milão (MIP - School of Business) atuando no Master in Strategic Project Management (European) e realizou estágio técnico na Universidade do Minho (UMinho - Portugal). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Ciências Ambientais e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de gestão normatizados, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos, métodos de tomada de decisão, inovação e lean Manufacturing. Foi coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção (UNIS/MG) e professor bolsista da UNESP (FEG). Foi pesquisador do núcleo de desenvolvimento de produtos da Incubadora de empresas de base tecnológica de Itajubá (INCIT). Foi também coordenador e vice-coordenador do curso de Biotecnologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Pró-Reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. Foi assessor especial do Núcleo Estruturante de Politica de Inovação do IF-Goiano vinculado a SETEC do Ministério da Educação (MEC). É professor Associado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientas (PPGCA) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da mesma universidade. Foi Diretor da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (DIFES/SESU/MEC). Atualmente é Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente