Avaliação das propriedades químicas do solo proveniente de efluente doméstico tratado no Semiárido Potiguar
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0003Palavras-chave:
Impacto ambiental, Reuso, IrrigaçãoResumo
A utilização de águas residuárias na produção agrícola é uma alternativa sustentável para a realidade da região Semiárida do Brasil. O experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar quimicamente o solo após o uso de efluente doméstico tratado em área de capim irrigado por meio de sulcos. O experimento foi desenvolvido no Projeto de Assentamento Milagre, em Apodi, RN. Escolheu-se uma área de mata nativa, como área de referência (AR), ausente do lançamento de efluente; e uma área cultivada com capim elefante, irrigada com efluente doméstico tratado. As amostragens para avaliação do solo ocorreram durante o período seco e após o período chuvoso. Para cada período, foram coletadas 24 amostras no camalhão de cultivo e 55 nos sulcos de irrigação (SUL). As amostras foram coletadas nas duas áreas, nas profundidades de 0-20 cm e 20-40 cm e de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 cm, 40-60 cm e 60-80, servindo para preparação de amostras compostas. Na área nativa (NAT) adotou-se o procedimento para avaliar os parâmetros físico-químicos, metais pesados (Mn, Fe, Zn, Cu, Ni e Pb) e matéria orgânica como indicadores de qualidade do solo. Realizou-se uma coleta aleatória, totalizando 20 amostras simples nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 cm, 40-60 cm e 60-80 cm. Constatou-se que as concentrações de nitrogênio total, P, K, Ca, Na, Mg, e matéria orgânica tiveram seus teores elevados quando comparados com a AR, não foi detectada a presença de metais pesados na área irrigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.