Análise físico-química da água em três sistemas de piscicultura localizados na linha 610, Jaru (RO)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0008Palavras-chave:
Qualidade da água, Aquicultura, Colossoma macropomumResumo
Para uma maior e melhor produção de peixes se deve levar em consideração o monitoramento da qualidade da água em um sistema de piscicultura, garantindo assim boa produtividade e qualidade do pescado. Neste sentido, observando a importância da piscicultura para o estado de Rondônia, o presente trabalho teve como objetivo realizar análise físico-química de três diferentes sistemas de criação de peixes situados na linha 610, zona rural da cidade de Jaru-RO, sendo amostrados três pontos com um total de 56 tanques analisados. Os parâmetros analisados foram a temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, amônia, nitrato total, nitrito total, fósforo total, sólidos totais dissolvidos, turbidez, alcalinidade total e dureza total. As análises foram realizadas durante os meses de fevereiro e março de 2020. Os resultados foram comparados com os recomendados pela legislação vigente e normas de boas práticas na produção de pescado em águas tropicais, pertencentes a espécie Colossoma macropomum. Através dos resultados das análises observa-se que no ponto de coleta 01, apenas 1/16 tanques apresentou todas as variáveis dentro dos padrões, com destaque para a concentração de fósforo total, em que 93,75% dos tanques deste sistema apresentou valor acima do ideal. Já o ponto de coleta 02, todos os tanques, 6/6, apresentaram alguma das variáveis acima dos padrões estabelecidos para boas práticas em piscicultura, destacando a concentração de amônia no sistema, onde 83,33% dos tanques apresentaram valor acima do recomendado. No ponto de coleta 03, apenas 3/14 tanques apresentaram todas as variáveis dentro dos padrões. Desse modo, este trabalho demonstrou que os piscicultores devem realizar um melhor monitoramento e gerenciamento dos sistemas de piscicultura localizados na linha 610 no município de Jaru/RO, com o intuito de garantir boa produtividade e melhor qualidade do pescado, e consequentemente maior retorno financeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.