Análise físico-química da água em três sistemas de piscicultura localizados na linha 610, Jaru (RO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0008

Palavras-chave:

Qualidade da água, Aquicultura, Colossoma macropomum

Resumo

Para uma maior e melhor produção de peixes se deve levar em consideração o monitoramento da qualidade da água em um sistema de piscicultura, garantindo assim boa produtividade e qualidade do pescado. Neste sentido, observando a importância da piscicultura para o estado de Rondônia, o presente trabalho teve como objetivo realizar análise físico-química de três diferentes sistemas de criação de peixes situados na linha 610, zona rural da cidade de Jaru-RO, sendo amostrados três pontos com um total de 56 tanques analisados. Os parâmetros analisados foram a temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, amônia, nitrato total, nitrito total, fósforo total, sólidos totais dissolvidos, turbidez, alcalinidade total e dureza total. As análises foram realizadas durante os meses de fevereiro e março de 2020. Os resultados foram comparados com os recomendados pela legislação vigente e normas de boas práticas na produção de pescado em águas tropicais, pertencentes a espécie Colossoma macropomum. Através dos resultados das análises observa-se que no ponto de coleta 01, apenas 1/16 tanques apresentou todas as variáveis dentro dos padrões, com destaque para a concentração de fósforo total, em que 93,75% dos tanques deste sistema apresentou valor acima do ideal. Já o ponto de coleta 02, todos os tanques, 6/6, apresentaram alguma das variáveis acima dos padrões estabelecidos para boas práticas em piscicultura, destacando a concentração de amônia no sistema, onde 83,33% dos tanques apresentaram valor acima do recomendado. No ponto de coleta 03, apenas 3/14 tanques apresentaram todas as variáveis dentro dos padrões. Desse modo, este trabalho demonstrou que os piscicultores devem realizar um melhor monitoramento e gerenciamento dos sistemas de piscicultura localizados na linha 610 no município de Jaru/RO, com o intuito de garantir boa produtividade e melhor qualidade do pescado, e consequentemente maior retorno financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilton Lopes Junior, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em Licenciatura em Química (FACIMED-2010). Mestrado em produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UNIAN-2015) Atualmente é professor EBTT-DE de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Jaru. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Análise Química, atuando principalmente nos seguintes áreas: Química Analítica, Farmacognosia, Físico-Química e Química Orgânica. 

Tauany Mendes Caldeira, Instituto Federal de Rondônia

Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos 

Camilly Vitória da Luz Maciel, Instituto Federal de Rondônia

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Raimundo Catanhêde(2017). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Victor Gabriel Farias Gonçalves, Instituto Federal de Rondônia

Formado em Técnico em Cooperativismo Concomitante ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Jaru, e acadêmico do curso de Medicina Veterinária no Instituto Federal de Rondônia - Campus Jaru.

Vanessa Soares Nunes, Instituto Federal de Rondônia

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Plácido de Castro(2015).

Renato Welmer Veloso, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Entre Setembro de 2012 a Agosto de 2013 participou do programa Doutorado Sandwich do CNPq, realizando etapas do trabalho da Tese de Doutorado na University of Guelph - Canada. Como área de interesse, destaque para a ciência do solo, com enfoque na Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica de solos e sedimentos contaminados metais pesados, biogeoquímica de arsênio, contaminação de solos e águas por elementos tóxicos e métodos de análise de solo, planta e água. Possui experiência no controle de qualidade para análises de matrizes ambientais e domínio de técnicas analíticas (Espectrofotometria de Absorção, Emissão e Fluorescência Atômica) e dos principais métodos de análise de solos para fins agronômicos, pedológicos e ambientais.

Downloads

Publicado

2021-12-25