Avaliação do status de conservação de Collembola (Hexapoda, Arthropoda) no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0007Palavras-chave:
Collembola, Fauna do Solo, Fauna brasileira, Conservação, IUCNResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar e discutir aspectos relacionados ao status de conservação da classe Collembola, com ênfase na ordem Entomobryomorpha. Verificou-se que as ordens Entomobryomorpha (n=144), e Poduromorpha (n=110) são as mais representativas com relação ao número de espécies avaliadas, seguidas de Symphypleona (n=54), e Neelipleona (n=02). No que diz respeito a Entomobryomorpha, estão listadas um total de 312 espécies. Essas foram maiormente avaliadas nas categorias da International Union for Conservation of Nature (IUCN), respectivamente, em Pouco Preocupante – LC (n=139), Dados Insuficientes – DD (n=09), Vulnerável – VU (n=03), Criticamente Ameaçada – CR (n=02) e Não Aplicável – NA (n=01). Os dados analisados evidenciam a necessidade de mais estudos e investigações no entono da taxonomia, ecologia e conservação para o grupo, principalmente, quando levados em considerações o ínfimo número de especialistas e o elevado número de espécies a serem descritas no Brasil e no Mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.