Análise da sinergia de resíduos obtidos de atividades de agropecuária na produção de biogás
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0014Palavras-chave:
Teste em batelada, Modelos matemáticos, Potencial Bioquímico Metanogênico, Co-digestãoResumo
A utilização de diferentes resíduos, obtidos nas atividades da agropecuária, pode ser uma opção atrativa para a geração de energia a partir de seus tratamentos por meio da digestão anaeróbia. Em diversas regiões do Brasil, em que a principal atividade é a agropecuária, há um elevado potencial de expansão na matriz energética. Nestas regiões podem ser encontrados, entre outros, os dejetos da suinocultura, as camas de aviários, os dejetos de bovinos e os subprodutos da industrialização de leite. Portanto, muitas vezes pode ser possível a mistura de alguns desses resíduos na produção de biogás, seja por necessidade da propriedade ou por demonstrarem elevado potencial quando combinados. O presente trabalho avaliou o potencial de produção de biogás a partir da combinação de diferentes resíduos provenientes das atividades de suinocultura, bovinocultura e industrialização de leite. Os ensaios foram realizados em batelada, em frascos de vidro de 250 mL, mantidos sob condições mesofílicas (36 °C) por um período de 58 dias. Os resultados obtidos foram comparados, segundo o teste de Tukey e os modelos de Cinética de Primeira Ordem, Gompertz modificado e de Chen e Hashimoto foram utilizados, para descrever o comportamento da produção de biogás. Ao final do experimento, o substrato que se destacou com a maior produção de biogás foi o Suíno + Soro de Leite, com um volume de 1693,58 mLN g SV-1. No entanto, quando comparado com o substrato Bovino + Suíno, de acordo com o teste de Tukey, não há diferença significativa entre as médias de produção. Além disso, a injeção de pequena quantidade de ar em um sistema de biodigestao, mostrou-se eficiente no processo de remoção de H2S.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.