Aperfeiçoamento e monitoramento de estação para tratamento e aplicação agrícola de água cinza no semiárido Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0014Palavras-chave:
Reúso, Efluente doméstico, Radiação ultravioleta, Ajuste tecnológicoResumo
A escassez hídrica associada a problemas ambientais são fatores que estimulam o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o reúso da água de forma sustentável para fins agrícolas e florestais. Neste sentido, a pesquisa objetivou aperfeiçoar e monitorar o desempenho de uma estação de tratamento e uso agrícola de água cinza instalada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido em Mossoró/RN. A estação é composta por tanque de equalização, tanque séptico, filtro anaeróbio, reator ultravioleta artificial e vala de infiltração. O experimento foi montado no delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições no tempo, tendo como pontos de coleta: a água cinza coletada no tanque de equalização (amostra bruta) e a água cinza coletada no reator ultravioleta artificial (amostra tratada), sendo estas amostras os tratamentos. A amostragem da água cinza foi realizada em média a cada 32 dias, no período de quatro meses, compreendendo a determinação dos atributos pH, temperatura, condutividade elétrica, turbidez, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), sólidos suspensos totais, sólidos totais, coliformes totais e E. coli. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva com obteção da média e desvio padrão. Observou-se que o aumento no número de lâmpadas de duas para quatro lâmpadas no reator ultravioleta artificial, influenciou muito no decaimento do nível populacional de E. coli, passando, assim a atender o padrão de reúso agrícola da Resolução COEMA n° 02/2017. O sistema de tratamento estudado apresentou remoções superiores a 95% para os atributos turbidez, sólidos suspensos totais, DQO, DBO e remoções de 2,86 e 4,09 unidades logarítimicas em relação aos níveis populacionais de coliformes totais e E. coli, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.