Determinação de resíduos de agrotóxicos em Bombus spp. (Hymenoptera: Apidae) empregando o método Quechers modificado e LC-MS/MS e GC-MS/MS
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0044Palavras-chave:
Polinizadores, Forrageamento, Contaminação, CromatografiaResumo
Os polinizadores são fundamentais para a reprodução de diversas espécies de plantas com flores, atuando na transferência de grão de pólen de uma flor para outra. No entanto, suas atividades forrageiras os expõem em contato com diversos poluentes, incluindo os agrotóxicos. Pesquisas sobre efeitos adversos de agrotóxicos em abelhas do gênero Bombus são escassos no Brasil, e por serem insetos polinizadores, é importante realizar estudos que avaliem a suscetibilidade deles aos agrotóxicos utilizados na agricultura. Para a avaliação dos resíduos de agrotóxicos utilizados na agricultura para controle de pragas na cultura da soja no Rio Grande do Sul, foi empregado o método QuEChERS para a determinação de multirresíduo de agrotóxicos no corpo de abelhas. As abelhas do gênero Bombus utilizados na pesquisa foram coletados enquanto forrageavam em áreas de vegetação agrícola e urbana no Estado. O método QuEChERS para extração multirresíduo, envolve extração inicial em acetonitrila, etapa de partição após a adição de sal e uma etapa de limpeza utilizando extração em fase sólida dispersiva. No preparo das amostras de Bombus spp. foi empregado o método QuEChERS para isolar os analitos das matrizes a serem estudadas. Na identificação e quantificação dos analitos foi utilizado um cromatógrafo líquido e gasoso acoplado a um detector de massas (LC-MS/MS e GC-MS/MS), para detecção de 119 compostos de diferentes classes, tais como, inseticidas e fungicidas. Dos 119 agrotóxicos analisados, apenas azoxistrobina, acetamiprido e metomil, apresentaram resíduos detectáveis nas amostras analisadas, no entanto, a azoxistrobina foi detectada na concentração abaixo do limite de quantificação do método (LOQ) para as amostras de B. morio coletados no município de Júlio de Castilho, enquanto que, o acetamiprido e metomil, obtiveram resíduos de agrotóxicos detectados acima do limite de quantificação do método também em amostras de B. morio, coletados nos municípios de Santiago e Capão do Cipó. Nos demais compostos (116), a concentração de agrotóxico obtida foi menor que o limite de detecção do método (LOD).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.