Identificação da flora utilizada por Bombus Morio (Swederus, 1787) e Bombus Pauloensis (friese, 1913) (Hymenoptera: Apidae) por meio da análise palinológica de cargas de pólen corbicular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.001.0020

Palavras-chave:

Bombus, Comportamento de forrageamento, Polinização, Palinologia

Resumo

Interações planta-polinizadores são relações que envolvem na maioria das vezes ganhos para ambos os organismos. Os polinizadores coletam recursos alimentares (principalmente pólen e néctar), e suas atividades favorecem a reprodução das plantas. Neste estudo, por meio de observação indireta, foi avaliado o uso das plantas para a coleta de recursos florais por Bombus (Thoracobombus) morio Swederus (1787) e Bombus (Thoracobombus) pauloensis Franklin (1913), por meio da análise palinológica de cargas de pólen corbicular de indivíduos amostrados enquanto forrageavam em flores. O estudo possibilitou a identificação das espécies vegetais visitadas e também polinizadas por B. morio e B. pauloensis durante o forrageio. As coletas das abelhas nas flores foram feitas durante a primavera e verão de 2017 a 2018. Com a análise polínica, foi possível identificar a origem botânica dos recursos florais e verificado que na maioria das vezes os grãos de pólen predominantes não condiziam com a espécie de planta na qual o Bombus foi amostrado. A espécie B. morio foi amostrada em flores de 10 espécies de plantas e por meio da análise palinológica, identificado 52 tipos polínicos, enquanto que na espécie B. pauloensis, amostrada em flores de seis espécies de plantas, foram identificados 38 tipos polínicos. O recurso floral mais visitado por B. morio foi Jacaranda brasiliana e por B. pauloensis, Senna macranthera, no entanto, o tipo polínico encontrado em maior quantidade nas amostras de pólen para ambas as espécies foi de Solanum sp., permitindo inferir que essa planta é a mais atrativa. No total foram identificadas 11 espécies de plantas visitadas e 55 tipos polínicos associados à essas duas espécies de Bombus no Rio Grande do Sul, representados principalmente por plantas nativas (98%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocélia Gonçalves Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus II (2008), desenvolvendo pesquisas com controle biológico. Mestrado em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba, Campus III (2011), desenvolvendo pesquisas na área de pós-colheita de frutos e controle de insetos-praga. Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Camobi - RS (2020), desenvolvendo pesquisas com abelhas do gênero Bombus spp. Foi bolsista de Fixação de Técnico na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Semiárido), atuando na área de Entomologia Aplicada com ênfase em Manejo Integrado de Pragas de uvas de vinho e de mesa e Produção Integrada de Frutas (2011-2013). Atualmente é técnica de campo do SENAR-RO desenvolvendo atividades de Assistência Técnica e Gerencial na cadeia produtiva do cacau e instrutora de cursos de Formação Profissional Rural (FPR) na área de agricultura, pelo SENAR.

Manoela Beche, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é estagiária da Universidade Federal de Santa Maria no grupo de pesquisa de Manejo Integrado de Pragas. Realizou estágio extracurricular em Minnesota/USA, onde trabalhou na empresa Betaseed Inc. com montagem e avaliação de experimentos com beterraba açucareira, batata e trigo durante 7 meses, também estagiou no laboratório de fitopatologia de trigo e cevada na universidade de Minnesota durante 6 meses.

Soraia Girardi Bauermann, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora do Laboratório de Palinologia da ULBRA e Coordenadora de Pesquisa da ULBRA Canoas. Tem experiência na área de Botânica e Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia polínica, amostras superficiais e reconstituição de paleoambientes através da palinologia do Quaternário

Jefferson Nunes Radaeski, Universidade Luterana do Brasil

Biólogo (Ulbra, Campus Canoas - 2012), Mestrado em Ciência Biológicas, área de concentração em Ecologia e Sistemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus São Gabriel - 2015). Participa de projetos no Bioma Pampa e Bioma Mata Atlântica desenvolvendo trabalhos em palinologia atual, morfologia polínica e palinofloras. Realizou sua Dissertação de Mestrado abordando a temática que envolve a distinção de grãos de pólen modernos da família Poaceae para aplicação em registros fósseis polínicos. Atua principalmente com morfologia polínica de vegetações campestres do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atualmente com especial ênfase em grãos de pólen da família Poaceae. Foi bolsista técnico em nível de Mestrado da Universidade de São Paulo com atividades relacionadas ao projeto intitulado "Study of flora and pollen grains for inclusion in the online pollen catalogue 'Rede de Catálogo Polínico online' (RCPol): a tool for the management and conservation of bees". Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Cláudia Inês da Silva, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas (2000), especialização em Ciência Ambiental (2002), mestrado em Agronomia-Produção vegetal (2004), doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (2009), desenvolvendo uma parte do doutorado na Universidad de Sevilla, ES (2007). Pós-doutorado no Departamento de Biologia da FFCLRP - USP e pela Capes-PNPD (2009-2014); Pós-doutorado no Departamento de Ecologia do IBUSP (2015-2019); Pós-doutorado no Departaemnto de Biologia Geral e Aplicada da Unesp-Rio Claro (2010-2020). Foi Professora Visitante Nacional no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (2013-2015). Foi coordenadora da Rede de Catálogos Polínicos online-RCPo (2015-2020). Atualmente é diretora e coordenadora de projetos na empresa CISE- Consultoria Inteligente em Serviços Ecossistêmicos; é Vice-presidente da ALPP - Associación Latinoamericada de Paleobotánica y Palinología; Vice-Coordenadora da RCPol; Está como Pesquisadora Visitante no Departamento de Ciências Ambientais da Federal de São Carlos-Campus de Sorocaba-SP, onde coorienta alunos de pós-graduação e desenvolve pesquisa nos temas: Ecologia e Conservação; Biodiversidade; Ecologia trófica; Rede de interação polinizador-planta; Manejo e conservação de abelhas solitárias; Palinoecologia; Serviços ecossistêmicos e sustentabilidade.

Jerson Carus Guedes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Doutor em Ciências em Entomologia pela ESALQ-USP (2003), com estágio Pós-Doutoral na University of California - Davis (2017). Atualmente é Professor Titular da UFSM onde leciona na graduação e pós-graduação e já orientou mais de 62 mestres e doutores. Trabalha com Entomologia Agrícola e Manejo Integrado de Pragas (MIP), principalmente com pragas da soja, milho, arroz e cereais de inverno. Controle químico e biológico de pragas, tecnologia de aplicação e fitossanidade de precisão, além de Modo de Transferência e Entrada (MoTE) e Modo de Ação (MoA) dos inseticidas e bioprodutos. Prospeção, desenvolvimento a aplicação de bioprodutos ou bioinsumos à agricultura.

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente