Internacionalização do ensino superior: um estudo na Universidade Federal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0004Palavras-chave:
Internacionalização, Estratégias de internacionalização, Mobilidade acadêmicaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as práticas de internacionalização promovidas pela Universidade Federal de Santa Maria, identificando as razões que estimulam esse processo, assim como as ações e estratégias organizacionais e programáticas utilizadas para internacionalização, com base no modelo teórico de Knight (2004). Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, tendo como unidade de análise os Programas de Pós-Graduação com conceitos 6 e 7, avaliados pela Capes, os quais já apresentam significativo desempenho internacional. A primeira etapa da coleta de dados constituiu um estudo documental de informações disponíveis no site da instituição. Na segunda etapa, foram efetuadas entrevistas com 6 (seis) profissionais que participaram, direta ou indiretamente, do processo de internacionalização da universidade, utilizando como base para as entrevistas o roteiro de Miura (2006). A análise dos resultados apresentados neste estudo revelou que a UFSM, embora desenvolva a internacionalização com um crescente número de estudantes e professores em mobilidade acadêmica e um significativo número de convênios com instituições estrangeiras e associações com grupos estrangeiros, ainda apresenta fragilidades em suas estratégias organizacionais e programáticas, necessitando institucionalizar políticas de internacionalização na cultura da instituição.
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