Comportamento de consumo verde: uma análise dos consumidores de Campina Grande/PB

Autores/as

  • Julianne Dias Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande
  • Vinicius Farias Moreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Edvan Cruz Aguiar Universidade Federal de Pernambuco
  • Ohana Trajano Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0019

Palabras clave:

Consumo Verde, Comportamento do Consumidor, Marketing Verde

Resumen

Do ponto de vista teórico, existe um crescente interesse em compreender o comportamento do consumidor diante da perspectiva do consumo verde, e é nesse contexto que o presente estudo se insere, tendo por objetivo identificar a importância da questão ambiental no comportamento de consumo dos moradores de Campina Grande – Paraíba. Para tanto, a corrente pesquisa teve como principal suporte teórico o trabalho desenvolvido por Paço e Raposo (2010), que apresenta nove dimensões teóricas as quais fundamentam o consumo verde. Tal estudo segmenta consumidores que sejam mais adeptos ao consumo verde e apresenta características que os distinguem dos demais. Investigação de natureza quantitativa e de caráter descritivo, utilizou-se o levantamento do tipo survey com base no corte transversal (cross-sectional) para inferir resultados por meio de estatística descritiva dos dados, visando a mensuração de opiniões, hábitos e atitudes do público pesquisado, que correspondeu a consumidores dos gêneros feminino e masculino, maiores de 18 anos e residentes na cidade de Campina Grande (PB). A amostra empregada foi a não probabilística por conveniência, com adoção da técnica bola de neve, cujos participantes iniciais indicam novos participantes. Considerando um universo infinito, extraiu-se uma amostra de 400 respondentes, assegurando assim um nível de confiança de 95% e um erro máximo de 3%. As análises dos dados envolveram estatísticas descritivas e inferenciais (Análise Fatorial Confirmatória - AFC). Quanto aos resultados, de certo modo o perfil amostral aqui investigado adéqua-se para o estudo sobre consumo verde, dado que ele se aproxima dos resultados encontrados por Paço e Raposo (2010) sobre este quesito, especialmente quanto à idade (quanto mais jovem, mais sensível às questões ambientais), à renda (quanto menor à renda, maior a preocupação ambiental) e nível de instrução (quanto maior a escolaridade, maiores as atitudes para um comportamento de compra verde). Os achados indicam uma diminuição do número de variáveis e dimensões previstas por Paço e Raposo (2010), indicando que o nível de percepção sobre o consumo verde no estudo destes autores é ligeiramente diferente da amostra aqui investigada. Este fato reforça a contribuição do estudo, bem como a ideia de revalidação dos constructos teóricos sobre o comportamento do consumidor em cada contexto, dado que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos moldam de maneira particular em cada população investigada, dificultando assim uma generalização plena da teoria proposta.

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Biografía del autor/a

Julianne Dias Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna do programa de pós-graduação em Mercado de Moda pela faculdade SENAI CETIQ, Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tendo participado como membro do Grupo de Estudo de Gestão da Inovação Tecnológica (GEGIT) e de dois projetos de iniciação científica (PIVIC e PIBIC) , além de ter atuado como monitora de Teoria Geral de Administração II e membro efetivo da Empresa Júnior de Administração (PROSPECT) na área de marketing.Temas de interesse: : comportamento do consumidor,marketing na cadeia Varejista, marketing verde.

Vinicius Farias Moreira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, é mestre e doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuando no ensino, pesquisa e extensão. Tem como temas de interesse: estratégia empresarial, empreendedorismo e internacionalização.

Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011 -). É professor Adjunto I da Universidade Federal do Vale do São Francisco desde 2006, atualmente no curso de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Econômica, Análise de Investimentos, Gestão de Capital de Giro, Mercado de derivativos e Econometria de Séries Temporais.

Edvan Cruz Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco Propad/UFPE, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco Propad/UFPE e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, Planos de Negócio e Gestão de Projetos. Membro do Centro de Estudos em Marketing e Pessoas (MKP/CNPq), atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Comportamento do Consumidor, Varejo, Marketing de Serviços, Ensino e Pesquisa em Administração.

Ohana Trajano Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Consultora e Instrutora da AGALMA - Soluções Empresariais. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD/UFPE. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tendo participado de projeto de iniciação científica (PIVIC) e de extensão (PROBEX), além de ter atuado na Empresa Júnior de Administração (PROSPECT) na área de marketing. Possui interesse nos seguintes temas: comportamento do consumidor, atmosfera de loja e marketing internacional.

Publicado

2014-01-31