Um framework para interoperabilidade entre componentes distribuídos heterogêneos

Autores/as

  • Sidney Cassemiro do Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Felipe Oliveira Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Tarcisio da Rocha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.002.0017

Palabras clave:

Modelos de Componentes, Middleware, Componentes Heterogêneos, Interoperabilidade, Sistemas Distribuídos

Resumen

A popularização do middleware ocorrida nos últimos anos promoveu o surgimento de diferentes modelos tecnológicos. Devido a essa diversidade, a interoperabilidade entre diferentes modelos de componentes de software torna-se imprescindível para promover a integração entre partes heterogêneas. Os problemas envolvidos com a interoperabilidade são tratados, em geral, pela adoção de sistemas de middleware capazes de intermediar e estabelecer a comunicação entre plataformas distintas. Nesse contexto, este trabalho propõe, implementa e avalia um framework para interoperabilidade entre diferentes modelos de componentes de software (i.e. OpenCOM e Fractal). A avaliação do framework proposto, a parte aplicada da pesquisa, ocorreu por meio de experimentos usando um cenário de heterogeneidade implementado baseado na composição de um Servidor Web Comanche. Os resultados alcançados ilustram a facilidade de uso e a simplificação para interoperabilidade entre componentes distribuídos heterogêneos providos pela solução proposta, bem como a avaliação do desempenho e a extensibilidade do framework proposto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidney Cassemiro do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes (UNIT), pós-graduação em Engenharia de Software e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como Professor Efetivo no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Atuou durante 20 anos na indústria no desenvolvimento de projetos de software. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente em Tecnologia de processo de desenvolvimento de software, Ambientes de desenvolvimento de software, Sistemas de Informação, Sistemas Distribuídos e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Felipe Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Atualmente é bolsista pibic/copes da Universidade Federal de Sergipe.

Tarcisio da Rocha, Universidade Federal de Sergipe

É professor Adjunto II do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, possui Doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, computação musical e transações. Ele desenvolveu parte do seu projeto de doutorado na Universidade de Troms (Noruega) pelo Programa de Estágio de Doutorando no Exterior da CAPES. Sua formação anterior inclui um curso de Mestrado em Ciência da Computação concluído em 2004 na UNICAMP e um curso de Graduação em Ciência da Computação em 2001 na Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2013-09-06