‘Cardápio humano?’: projeção do self digital na sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0029Palabras clave:
Apresentação do Eu, Aplicativos de Relacionamento, Sociedade LíquidaResumen
Esse estudo visa analisar como os perfis nos aplicativos de relacionamento podem regular impressões e ao mesmo tempo diminuir estruturas rígidas e racionais no modo pelo qual as pessoas se relacionam. Como base teórica utilizamos a apresentação do self (MEAD, 1934; Goffman, 1975) digital tomando em consideração o contexto da condição líquida da modernidade (Bauman, 2001). Realizamos um estudo de natureza exploratória e abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com 37 pessoas, totalizando 29 horas e 22 minutos. Os dados foram submetidos à análise de domínios e categorias. Nossos dados sugerem que a busca por representatividade para o outro nos aplicativos de relacionamento gera uma projeção de self digital. Teorizamos, portanto, que esta construção de diferentes projeções do self digital é extremamente frágil e altamente influenciada pelos padrões de consumo da fluida sociedade pós-moderna, sendo esta a principal contribuição empírica deste artigo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.