Inserção profissional: um estudo com egressos do curso de Administração da UERN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0003

Palabras clave:

Mercado de Trabalho, Inserção Profissional, Administração

Resumen

Em um contexto de crise econômica, elevado índice de desemprego, grande quantitativo de profissionais formados anualmente e um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, a inserção profissional de indivíduos recém-formados em curso superior em administração torna-se uma atividade desafiadora. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender como o curso de Bacharelado em Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, contribui para a inserção profissional dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e explicativa, quantitativa com 64 discentes egressos do curso nos semestres 2017-2 e 2018-2. Dentre os principais resultados, constatou-se que após a graduação aumentou o índice de egressos inseridos no mercado de trabalho, atuando em sua área profissional e um crescimento da renda mensal desses indivíduos. Através da pesquisa também foi possível identificar os elementos que influenciam no processo de inserção profissional dos alunos egressos do curso de administração da UERN, tais como: estágios obrigatórios e não obrigatórios, atividades extras curriculares (ensino, pesquisa e extensão), a rede de relacionamento construída ao longo do curso entre discentes, instituições e empresas, o status da instituição formadora e que o curso de administração cumpre seu papel ao preparar seus discentes de maneira eficaz, promovendo uma transformação positiva na situação financeira, econômica e social dos indivíduos.

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Biografía del autor/a

Rosane Sherlyca Linhares Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020). Tem experiência na área de Administração. Experiência profissional de dez anos no varejo, com fortes competências no setor de crédito. Habilidades: Liderança; Gestão de pessoas e resultados; Acompanhar desempenho individual e geral de indicadores e colaboradores; Integração, treinamento e desenvolvimento; Motivação e feedback; Prática em recrutamento e seleção; Aplicação de avaliação de desempenho; Elaboração de planilhas de acompanhamento e planos de ações; Atuação como preposto em processos judiciais; Elaboração e aplicação de treinamentos; Experiência com vendas e acompanhamento de resultados e relatórios de canais digitais. Gestão de resultados.

Lucas Gabriel de Souza Galvão, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA. Especialista em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2021-2023). Bacharel em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2015.1-2019.2). Participa do "Grupo de Pesquisa em Finanças Comportamentais - GFINC". É Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração e Professor de Ensino Superior no Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade do Complexo Educacional Santo André (FACESA). 

Publicado

2023-09-30