Rotinas organizacionais e implementações de softwares: uma revisão teórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0007

Palabras clave:

Rotinas Organizacionais, Implementação de Softwares, Tecnologia da Informação, Mudança Organizacional

Resumen

O presente estudo objetiva compreender a relação entre a teoria das rotinas organizacionais e os projetos de implementação de softwares. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram levantados conceitos acerca dos temas. Em seguida foi feita a descrição e intepretação das etapas da implementação de softwares, relacionando-as com a teoria das rotinas organizacionais. Concluiu-se que as rotinas estão diretamente ligadas com os processos de implementação de softwares, afinal, permitem variações de mudança e adaptações a partir da interação entre os aspectos ostensivos e performativos das rotinas a partir da comunicação entre os indivíduos e intermediado pelos artefatos e ferramentas, que tende à redução de resistência ao processo de mudança organizacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renê Callegaro de Morais, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor, Contador. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFN - Santa Maria. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Administração Estratégica pela Uniasselvi e mestre em Administração pela Unoesc - Chapecó. 

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor titular e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Chapecó, no Mestrado Profissional e Doutorado em Administração. Desenvolve estudos na Linha de Pesquisa em Estratégia e Competitividade, com abordagem qualitativa para compreender a formulação e/ou formação da estratégia, preferencialmente em pequenas e médias empresas. Seus temas preferenciais de investigação são: Dinâmica entre Estratégia Deliberada e Emergente, Estratégia como Prática Social, Rotinas Organizacionais, Planejamento e Gestão Estratégica. Sua experiência de pesquisa tem consolidado a construção e refinamento de metodologia de planejamento estratégico adaptada à realidade das pequenas e médias empresas. Pesquisa a estratégia em seus aspectos sociológicos na inter-relação entre o ambiente micro e macro organizacional. Investiga, pela via da pesquisa-ação, as interfaces entre planejamento estratégico e inovação, no âmbito das startups.

Publicado

2023-01-09