Uma exploração histórica, ontológica e epistemológica dos conceitos de empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0004Palabras clave:
Empreendedorismo, Empreendedor, Ontologia, EpistemologiaResumen
O empreender é temática presente na sociedade atual, o assunto é alvo de procura na internet por pessoas de grupos diversos, as buscas no google são um exemplo que indica o caminho que os indivíduos estão realizando a fim de compreender a criação e exploração de negócios. Esse interesse também se traduz entre os pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento na ciência, que necessitam do entendimento das bases filosóficas dos conceitos, fundamentais para qualquer cientista em suas escolhas de objetivos e método. Este artigo objetiva identificar os principais conceitos de empreendedorismo, em uma exploração ontológica, histórica e epistemológica. Percorre-se a etimologia do conceito em suas raízes e a trajetória do termo historicamente com suas influências em cada um dos períodos do calendário. Apresentam-se as perspectivas provenientes da economia, da administração, da sociologia e da psicologia. Posteriormente, faz-se uma proposição ontológica do conceito de empreendedorismo identificando a natureza do ser das produções entre perspectivas objetivistas (macroscópicas), objetivo-subjetivistas (mesoscópicas) e subjetivo-criativistas (microscópicas). No sentido epistemológico percorrem-se os conceitos de um ponto de vista dual, oposicionando propostas estruturalistas (na descrição de características) e funcionalistas (na compreensão das relações entre eventos). Por fim, ressalta-se que a partir desse cenário de buscas sobre empreendedorismo faz-se importante o exercício de entendimento científico conceitual, a fim de lidar com as dicotomias que estão presentes entre os cientistas.
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