Facilitating and harding factors to the construction of the TCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0006

Keywords:

Monograph, University Graduate, Difficulties, Facilitators

Abstract

The present study had as general objective to investigate the elements related to the elaboration of the Conclusion Work in Graduation Courses of the Floriano campus of the Federal University of Piauí. As a data collection instrument, a questionnaire was applied via Google Forms to the students who completed the TCC of the Bachelor of Business Administration, Licenciatura in Biological Sciences, Licenciatura in Pedagogy and Licenciatura in Nursing in the 2019.1 academic period. The purpose of the study was to identify which factors facilitate or hinder the process of building monographic work, a mandatory step in all the courses mentioned. The interviewees reported that what facilitated the most were the teacher's empathy, the availability of the advisor, the freedom to choose the topic, the mastery of the topic by the advisor and the support of family and friends. The facts that made it more difficult were the change of advisor along the way, the theme chosen by the advisor, the library collection, the time and the direct and indirect cost for preparing the TCC.

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Author Biographies

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 8 (oito) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. Foi membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário (2016-2020), CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2016-2020), CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, pólo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Há 04 (quatro) anos é membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Extensão e de Pesquisa em vigência. Foi o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019), reeleito em agosto/2020 para o biênio 2020-2021. Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde maio de 2018. É membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Há 3 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Há 03 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas.

Francisco Dyego da Silva Sobrinho, Universidade Federal do Piauí

Técnico em Eletromecânica pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI (2013).Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2017). Especialista em Gestão em Pequenas e Médias Empresas - GPME pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2019). Atualmente é operador de manipulação - Laboratório Industrial Farmacêutico Sobral.

Published

2020-06-03