Authenticity perceived in bars and pubs in Belo Horizonte: Creative City of Gastronomy

Authors

  • Georgia Caetano de Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Maria Magalhães Christino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luis Henrique dos Santos Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-3616-6737

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0004

Keywords:

Authentic, Bars, Pubs, Belo Horizonte, Gastronomy

Abstract

This work aimed to identify authentic and non-authentic elements characteristic of bars and pubs in Belo Horizonte. For this, a qualitative research was carried out, through semi-structured interviews, with patrons of these establishments, during the year 2022. The script was based on the theoretical postulates of perceived authenticity (CHEN et al, 2020), seeking information on the variables constituents of this construct. Regarding the food, the good appetizer was evidenced as authentic, accompanied by beer that needs to be very cold and served in the “lagoinha” glass. Regarding the environment, in order to be authentic, bars need to have a counter, a food stove, tables distributed on the sidewalks, in addition to cachaça shelves. And yet, as a non-authentic item, gourmetization was the most cited element, followed by high prices, appropriation of external culture and poor service. This study, by including perceptions of authenticity in the context of bars and pubs in Belo Horizonte, brings academic novelty, given that there are no records of similar studies in this configuration in the Brazilian context. In the managerial context, by examining the authenticity of traditional bars and pubs, it contributes to managers in the development of more effective marketing strategies and directed to the desires and perceptions of consumers in the capital of Minas Gerais.

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Author Biographies

Georgia Caetano de Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018/2022) e mestre em Administração pela Unihorizontes (2016), com pesquisas na área de Comunicação e Marketing. Possui graduação em Jornalismo e pós graduação em Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Newton Paiva. Possui publicações científicas com os seguintes temas: Marketing, Redes Sociais, Turismo, Gastronomia e Estratégias Integradas de Comunicação e Marketing. Na atividade profissional é líder de Conteúdo Digital na 123milhas. Foi assessora-chefe de Comunicação Social na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e na Belotur - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Tem experiência como docente na Faculdade Senac Minas, atuando como professora do curso de Gastronomia, onde lecionou as disciplinas Planejamento de Eventos Gastronômicos e Projeto Integrado. Também lecionou no curso de MBA em Gestão da Gastronomia e Hotelaria no Senac Minas. 

Juliana Maria Magalhães Christino, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016. Possui graduação em Administração pela PUC-MG (1999), especialista em Marketing pela FGV (2001), mestrado em Administração pela FEAD (2004) e doutorado em Administração pela UFMG (2012). Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG. Academicamente, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Social, Marketing de Sustentabilidade, Práticas de Consumo, Tendências de Consumo e Adoção de Novas Tecnologias.

Luis Henrique dos Santos Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na UFMG na linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação (2016/18) com previsão de defesa para Fevereiro de 2018.Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interesse e concentração de pesquisas: estratégia, empreendedorismo, inovação, finanças e processos decisórios. Foi professor de pós-graduação no IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas no MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas em 2015 e 2017. Executivo Senior com mais de 20 anos de atuação em empresas globais, nos cargos de Controller, Diretor Financeiro, Diretor Comercial América do Sul e Gerência Geral. Dentre as realizações, destacam-se o aumento de vendas na região de USD 115 milhões para USD 220 milhões e participação de equipe responsável pela restruturação de empresa elevando seu faturamento de USD 15 milhões para US$ 100 milhões, em três anos. 

Published

2023-01-09