Joint mapping of processes for hiring services according to Normative Instruction 05-2017: subsidizing collective learning and training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0023

Keywords:

Collective learning, Action Research, Normative Instruction 05/2017, Activities Process Mapping, Procurement of public services

Abstract

Organizations are expected to obtain greater efficiency in their production processes by internalizing knowledge of the work produced. Therefore, the aims to share the tacit knowledge of employees developed in their work experience. When hiring outsourced services at a public institution, it was necessary to learn and produce the knowledge required to implement the guidelines and requirements required by Normative Instruction IN05/2017. Thus, seeking efficiency in the process, the experienced and inexperienced servers involved shared their knowledge promoting individual and collective learning and generated the necessary data to map outsourced services hiring processes in the field according to the specificities of the Campus examined in an Educational Institution. In this qualitative applied research of interventionist methodology, action-research and participatory empirical data comes from 3 group meetings, 5 individual interviews and a semester of participant observation. Once transcribed, they were analyzed through content analysis, revealing no standardization of activities and the need to clarify the informal guidelines that were shared about the hiring process. Thus, the actions that enabled the mapping and collective description of the processes activated the learning capacity of the participants, evidenced in a Process Guide produced together, thus standardizing activities and becoming a consultation and training tool for employees in the organization.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ronian Grossi da Silva Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possuo graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Mestrando em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Servidor público federal desde 2016, atuando como Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro exercendo a função de Chefe de Gabinete da Direção Geral do Campus Paracambi desde 2018. Possuo experiência no setor privado onde atuei no planejamento da produção de empresa litográfica e posteriormente fui responsável pela implantação do Sistema Integrado ERP mapeando os processos operacionais da empresa e descrevendo os procedimentos para adaptação e personalização do software integrado em implantação. Atualmente, desenvolvo pesquisa utilizando o mapeamento de processos como ferramente para promoção da aprendizagem organizacional através da pesquisa-ação. 

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Administração De Empresas na Área de concentração em Mudança Organizacional com Estágio Pós Doutoral realizado sob o Edital Capes ColCiencias; Mestre em Administração na Área de Concentração Planejamento e Organizações; Bacharel em Administração de Empresas Públicas e Privadas. Professora Doutora Associado. Atua no Curso de Graduação em Administração Pública do Dpto. Administração Pública da Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro e Membro do Núcleo Docente Estruturante. Atua desde 2002 na Pós Graduação stricto e lato sensu com experiência de 2008 a 2013 em Vice Coordenação e, de 2013 a 2017 em Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia de 2013 - 2017 onde continua Docente do Quadro Permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia - MPGE/UFRRJ. Experiencia de 2013-2015 Coordenando o Mestrado Acadêmico em Administração - PPGA/UFRRJ. Publica artigos científicos em Periódicos Especializados e, Trabalhos Completos em Anais de Eventos da Área de Administração. Líder de Tema sobre Epistemologia no ensino e pesquisa da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD desde 2012. Experiência profissional em gestão de recursos humanos em empresas de construção civil, de serviços de alimentação, de planejamento familiar e em consultoria sobre capacitação gerencial, avaliação de desempenho, planos de carreira e diagnóstico de clima organizacional. Desenvolve Produtos Tecnológicos e Técnicos para Gestão Estratégica de Pessoas em organizações intensivas em conhecimento. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Mestrado. Pesquisa a Administração Pública e Privada, com Ênfase em Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional por meio de Estratégias de Aprendizagem Coletiva assim como em Gestão Universitária e Desenvolvimento de Competências Profissionais Individuais e Organizacionais. Leciona e pesquisa em Cursos de Graduação e Pós Graduação Lato e Stricto Sensu em Administração. Realiza pesquisa aplicada em Administração, Diagnóstico Organizacional e Implantação de Tecnologias de Estratégia Organizacional, Gestão de Pessoas no Setor Público e Privado e Desenvolvimento e Aprendizagem em organizações de conhecimento intensivo, Desenvolvimento de competências e aprendizagem coletiva para ensino e pesquisa em administração no Brasil e Latinoamérica. Em pesquisa teórica foca a epistemologia (phronesis, fenomenografia) e metodologia (reflexividade e análise fenomenográfica) em administração para gerar conhecimento e interdisciplinar sobre as dinâmicas humanas e estratégias de gestão do trabalho coletivo nas organizações com ênfase nos microprocessos de aprendizagem e mudança a partir das praticas compartilhadas. Avaliadora de revistas científicas da área. Parecerista da Capes e do CNPQ. Membro do Conselho Fiscal Anpad mandato 2018 - 2020.

Published

2022-05-18