Project management maturity assessment: a study in the municipalities of São João Del-Rei micro-region

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0016

Keywords:

Public project management, Project management maturity

Abstract

The objective of this study was to evaluate the maturity of projects in the municipalities of Ritápolis, Dores de Campos and Resende Costa. Therefore, it was done a qualitative descriptive and analytical research, of an applied nature. Regarding the purposes, this study developed an initial understanding of the Prado-MMGP model by evaluating the practice of project management in the urban works and services sectors of four municipalities: Dores de Campos, Santana do Garambéu, Resende Costa and Ritápolis. The results demonstrated that the final maturity assessment of the urban works and services sector could be considered between regular and good for the municipalities Dores de Campos and Ritápolis, and the dimension with the greatest adherence was Technical Competence in Project Management. On the other hand, Santana do Garambéu and Resende Costa had a low final score of 2.29 and 2.26, respectively, and had greater adherence, albeit relatively low, in the Technical and Contextual Competence dimension.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Henrique de Lima Siqueira, Universidade Federal de São João del Rei

Possui graduação em Administração (1999) e mestrado em Economia Aplicada (2004) pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Administração (2013) pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC e Coordenador do curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Já coordenou o curso de Graduação em Administração, o curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap) por quatro anos e foi vice-coordenador do Profnit. É Revisor de periódicos nacionais como da Revista Economia & Gestão e da Revista Brasileira de Iniciação Científica e do periódico internacional Journal of Cleaner Production. Tem ministrado aulas nos cursos de graduação em Administração e em Engenharia de Produção das unidades curriculares Gerência de Pequenos Negócios, Marketing, e Fundamentos de Pesquisa Quantitativa em Administração, no Profiap a disciplina de Gestão de Projetos Públicos e no Profnit a disciplina de Prospecção Tecnológica e a disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação nos Setores Público e Privado, Gestão de Pequenas Empresas, Agroindústria.

Thaiza Mercedes Silva e Sousa, Universidade Federal de São João del Rei

Bacharela em Administração (2015) e especialista em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Atualmente é graduanda em Ciências Contábeis e mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Possui experiência como Assistente Administrativo (Gestora de Projetos) da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei, tendo trabalhado com a gestão financeira de projetos e convênios financiados por instituições de amparo a pesquisa e instituições privadas. Tem experiência docente lecionando Matemática nos níveis Fundamental e Médio do Curso Preparatório EZAP. Atualmente, é instrutora de formação profissional na instituição Senac-MG. Atua, eventualmente, como professora conteudista e revisora de materiais didáticos (EAD - Nível Superior).

Mirella de Barros Diláscio, Universidade Federal de São João del Rei

Possui mestrado em Administração Pública (2022) , mestrado em andamento em Propriedade Intelectual, especialização em Gestão Universitária (2008) e graduação em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (1993), além de graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (2014). Exerceu diversos cargos na UFSJ, dentre os quais se destacam: Chefia de Gabinete (1998 a 2004); Diretora da Divisão de Materiais e Patrimônio (2004 a 2008); além de integrar diversas Comissões. No período de 2009 a 2011 e de 2012 a 2016 exerceu a função de gerente administrativo da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei - FAUF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente na gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, de ensino, de extensão, de cultura e de incentivo à inovação e pesquisa tecnológica. 

Magaly Paranhos Reis, Universidade Federal de São João del Rei

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Doutor Garcia de Lima(2017).

Published

2022-05-18