Aspectos da gestão de pessoas e do capital humano evidenciados no relato integrado

Autores

  • Claudemir Bertuolo Furnielis Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Nadson Jaime Ferreira Alves Centro Universitário do Estado do Pará
  • Edson Keyso de Miranda Kubo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Eduardo de Camargo Oliva Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0005

Palavras-chave:

Relato Integrado, Gestão de Pessoas, Capital Humano, Governança.A

Resumo

Partindo da premissa de que o capital humano é crucial para o desenvolvimento de uma organização, sua evidenciação é relevante para avaliar e compreender a criação de valor em termos de competitividade e longevidade, zona de interesse do Relato Integrado (RI), um instrumento de comunicação da organização junto a seus stakeholders, que conecta informações financeiras (contabilidade) e “não financeiras”, pelo uso de seis tipos capital que uma empresa gerencia e/ou impacta: financeiro, intelectual, de manufatura, de relacionamento, natural e humano. Diante desse contexto, o propósito deste artigo é avaliar como o capital humano está sendo evidenciado no Relato Integrado, por meio da frequência dos termos oriundos das referências de Demo et al. (2011) sobre gestão de pessoas e dos fundamentos do Relato Integrado. Para tanto, foram analisados os Relatos Integrados de onze empresas que fazem parte do programa piloto de RI no Brasil. A pesquisa é qualitativa e exploratória com análise de dados realizados por meio do software Atlas Ti 6.2. Os resultados indicam que oito das onze empresas analisadas contemplam políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP) nos seus relatórios, independentemente da denominação do relatório. Outra constatação é que, dos itens de GP abordados no referencial teórico, os dois com maior frequência nos relatos são treinamento e avaliação de desempenho, e os menos frequentes são recompensas e recrutamento & seleção. Por fim, Governança e Ética não são os itens que mais se destacam como motivadores do Capital Humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Bertuolo Furnielis, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS/SP), Mestre em Linguística pela Universidade de Três Corações (2010), Especialização Lato Sensu em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), Graduado em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992). Atualmente é professor no curso de Administração e Coordenador da Assessoria de Comunicação da Universidade de Rio Verde/GO. Atua nos seguintes temas: consumidor, comunicação empresarial, recepção e audiência.

Nadson Jaime Ferreira Alves, Centro Universitário do Estado do Pará

Doutor em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (2017). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1998). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (1990). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação em Ciências Contábeis, Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise das demonstrações contábeis, informação e tomada de decisão, teoria da contabilidade, projeto político-pedagógico, metodologia de ensino e de pesquisa. Tese desenvolvida sobre linguagem visual da informação financeira no Relato Integrado.

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2011; Mestre em Administração pela Kobe University, Japão em 2001 e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) , atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado, além de ser Professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul) em São Paulo. É membro da Associação dos Bolsistas do Governo Japonês- Monbusho (ABMON) e avaliador de projetos de pesquisa no Consulado Geral do Japão em São Paulo, para seleção de candidatos Brasileiros à bolsa MEXT. Também é filiado e participante ativo do EGOS (European Group for Organizational Studies) e dos eventos da ANPAD. É revisor do periódico Total Quality Management & Business Excellence (Qualis A1), International Journal of Human Resource Management (Qualis A1), Rausp Management Journal (A2), Cadernos EBAPE (A2) e do evento Academy of Management (AoM) na área de Gestão de Pessoas. Foi coordenador da área de Gestão de Pessoas do SEMEAD da FEA/USP de 2012 a 2015. Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em periódicos nacionais e internacionais de impacto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão intercultural , gestão de pessoas e comportamento organizacional.

Eduardo de Camargo Oliva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), especialização em Recursos Humanos pela EAESP-FGV (1979), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela FEA/USP (2006). Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, gestão de pessoas, comportamento organizacional. Ocupou posições executivas em indústrias nacionais e multinacionais e em universidades privada e pública.

Downloads

Publicado

2017-09-14