Aspectos da gestão de pessoas e do capital humano evidenciados no relato integrado
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0005Palavras-chave:
Relato Integrado, Gestão de Pessoas, Capital Humano, Governança.AResumo
Partindo da premissa de que o capital humano é crucial para o desenvolvimento de uma organização, sua evidenciação é relevante para avaliar e compreender a criação de valor em termos de competitividade e longevidade, zona de interesse do Relato Integrado (RI), um instrumento de comunicação da organização junto a seus stakeholders, que conecta informações financeiras (contabilidade) e “não financeiras”, pelo uso de seis tipos capital que uma empresa gerencia e/ou impacta: financeiro, intelectual, de manufatura, de relacionamento, natural e humano. Diante desse contexto, o propósito deste artigo é avaliar como o capital humano está sendo evidenciado no Relato Integrado, por meio da frequência dos termos oriundos das referências de Demo et al. (2011) sobre gestão de pessoas e dos fundamentos do Relato Integrado. Para tanto, foram analisados os Relatos Integrados de onze empresas que fazem parte do programa piloto de RI no Brasil. A pesquisa é qualitativa e exploratória com análise de dados realizados por meio do software Atlas Ti 6.2. Os resultados indicam que oito das onze empresas analisadas contemplam políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP) nos seus relatórios, independentemente da denominação do relatório. Outra constatação é que, dos itens de GP abordados no referencial teórico, os dois com maior frequência nos relatos são treinamento e avaliação de desempenho, e os menos frequentes são recompensas e recrutamento & seleção. Por fim, Governança e Ética não são os itens que mais se destacam como motivadores do Capital Humano.
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