Recursos e capacidades estratégicos em serviços médicos privados

Autores

  • Leninne Freitas Universidade de Rio Verde
  • Claudemir Bertuolo Furnielis Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Giancarllo Ribeiro Vasconcelos Universidade de Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0006

Palavras-chave:

Visão baseada em recursos, Vantagem competitiva, Recursos e capacidades estratégicos, Serviços diferenciados

Resumo

A partir do objetivo de identificar que recursos e capacidades os médicos de serviços privados da cidade de Rio Verde, Goiás, têm gerido para diferenciar seus serviços e serem preferidos pelos clientes, este estudo fundamentou-se nos pressupostos da visão baseada em recursos (VBR) por ser a teoria capaz de explicar como empresas obtém vantagem competitiva a partir dos seus recursos e capacidades heterogêneos e inimitáveis. O trabalho adotou abordagem qualitativa descritiva em que os dados foram coletados por meio de entrevistas padronizadas e analisados com a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados médicos da cidade de Rio Verde, Goiás, que já estiveram associados a algum plano de saúde e que hoje atendem exclusivamente serviços privados. Concluiu-se que os médicos entendem que isoladamente a reformulação no ambiente físico, a maior exposição do conhecimento profissional, a diferenciação do atendimento dos auxiliares e recepcionistas e a maior interação com os pacientes representam os recursos mais importantes, mas só são estratégicos, se estiverem integrados uns aos outros e se refletirem as expectativas dos clientes que pagam pelas consultas. A conexão com o mercado e o relacionamento com clientes demonstraram ser cruciais para os profissionais de serviços privados que pretendem orientar suas ofertas para o mercado, tornando-os diferenciados em comparação aos dos concorrentes.

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Biografia do Autor

Leninne Freitas, Universidade de Rio Verde

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora e Diretora das Faculdades de Administração e Marketing da Universidade de Rio Verde (UniRV). Tem experiência na área de comunicação e administração, principalmente nos temas: marketing de relacionamento e criação de valor para o cliente; recursos estratégicos e metodologia de pesquisa e ensino, com ênfase no ensino híbrido e nas metodologias ativas e personalizadas.

Claudemir Bertuolo Furnielis, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS/SP), Mestre em Linguística pela Universidade de Três Corações (2010), Especialização Lato Sensu em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), Graduado em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992). Atualmente é professor no curso de Administração e Coordenador da Assessoria de Comunicação da Universidade de Rio Verde/GO. Atua nos seguintes temas: consumidor, comunicação empresarial, recepção e audiência.

Giancarllo Ribeiro Vasconcelos, Universidade de Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é doutorando da Universidade Federal de Pernambuco, professor adjunto 3 da Universidade de Rio Verde e Diretor da Faculdade de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle da Produção, Pesquisa Operacional e Decisão Multicritério.

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Publicado

2017-08-29

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