O comportamento de consumo da mulher: um estudo sobre a compra de automóveis

Autores

  • Larissa Kepler Kummel Universidade do Vale do Itajai
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0002

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Setor Automobilístico

Resumo

Atualmente, face ao elevado poder de compra feminino, as mulheres são destaque no setor estratégico de marketing das empresas, inclusive no setor automotivo. Assim sendo, nesta pesquisa se objetivou analisar os atributos influenciadores no comportamento de consumo da mulher em relação à compra de carros, usando, para tanto, uma abordagem qualitativa e quantitativa. Na fase exploratória foram realizadas entrevistas em profundidade com três gerentes do setor automotivo aos efeitos de identificar, segundo suas visões, as características que influenciam a compra, bem como para validar o questionário a ser usado. Com tal instrumento de pesquisa fez-se o levantamento de dados, que deu como resultado cento e oitenta e sete (187) respostas válidas. Os três primeiros atributos mais considerados pelas mulheres na compra de carros novos, em ordem de importância, foram: a marca, seguido pela economia e preço. Na compra de carros usados foram, em primeiro lugar, a economia, seguido da marca e da segurança. As Anovas feitas entre as pontuações médias dadas aos dez atributos que constavam no instrumento, considerando as variáveis sociodemográficas, resultaram em diferenças significativas em diversas condições. Dentre elas cabe destacar que as mulheres solteiras dão mais importância aos aspectos de segurança e à tecnologia. Outra conclusão importante foi que os itens femininos presente nos carros foram mais valorados pelas mulheres com ensino universitário incompleto, no entanto esse atributo contrariando a opinião dos gerentes entrevistados ocupa o último lugar entre os dez atributos disponibilizados no questionário.

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Biografia do Autor

Larissa Kepler Kummel, Universidade do Vale do Itajai

Mestre em Administração de Empresas pela Univali-Biguaçu. Mba em Negócios Internacionais pela FGV. Advogada, possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Professora de Mercadologia e Funções Gerenciais - Tecnologo de Processos Gerenciais Senac. Professora de Comunicação e Oratória do Senac de Itajai e Brusque. Jornalista. Atriz Profissional e Apresentadora do Programa Histórias e Conquistas - TV Univali Atua como palestrante e coach na área de comunicação, oratória e comportamento do consumidor em empresas e organizações, site www.larissakummel.com.br.

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajai

Possui Graduação em Zoologia - Universidad Nacional de La Plata (1973), Doutorado em Ciências, Área de concentração: Oceanografia Biológica, pela Universidade de São Paulo (1980). Pós-doutoramento em Ciências Sociais - Universidad de Alicante, Espanha (2013). Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em Análise Multivariada. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem orientado dezessete dissertações e seis teses e estão em orientação quatro dissertações e quatro teses.

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Publicado

2017-10-04