Comportamento estratégico ambiente e desempenho em empresas que comercializam automóveis em Itajaí e balneário Camboriú
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0010Palavras-chave:
Comportamento Estratégico, Comportamento Estratégico. Desempenho Organizacional. Varejo., Desempenho Organizacional, VarejoResumo
Este artigo analisa o tipo de comportamento estratégico de empresas, concessionárias e revendas, que comercializam veículos nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú em Santa Catarina, conforme o modelo de Miles e Snow (1978). Avalia também o tipo de munificência ambiental e o desempenho organizacional percebido pelos gestores ou proprietários, na amostra escolhida. Na amostra colhida foram contatadas 81 concessionárias e revendas de veículos em Itajaí e 22 em Balneário Camboriú, totalizando 103 empresas deste ramo. Os procedimentos metodológicos incluíram as seguintes análises estatísticas: análise fatorial exploratória, análise de variância e análise de correlação. Os comportamentos estratégicos que predominaram segundo o modelo adotado foram defensores e analistas. Entretanto, conforme os resultados das Anovas foram os prospectores os que mais bem pontuam o desempenho e percebem o ambiente como munificente. Ao avaliar como os comportamentos se relacionam com a percepção da munificência ambiental se confirma que os defensores foram os menos satisfeitos, além do mais verificou-se que a munificência ambiental e do desempenho é positiva e significante. Os resultados obtidos no presente trabalho constituem uma contribuição para o setor analisado, pois a partir deles os gestores ou proprietários podem definir suas estratégias para melhorar o desempenho. Também pode se reconhecer uma contribuição no âmbito acadêmico ao trazer novos resultados empíricos na compreensão das relações entre os constructos pesquisados.
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