Comportamento estratégico ambiente e desempenho em empresas que comercializam automóveis em Itajaí e balneário Camboriú

Autores

  • Larissa Kepler Kummel Universidade do Vale do Itajai
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0010

Palavras-chave:

Comportamento Estratégico, Comportamento Estratégico. Desempenho Organizacional. Varejo., Desempenho Organizacional, Varejo

Resumo

Este artigo analisa o tipo de comportamento estratégico de empresas, concessionárias e revendas, que comercializam veículos nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú em Santa Catarina, conforme o modelo de Miles e Snow (1978). Avalia também o tipo de munificência ambiental e o desempenho organizacional percebido pelos gestores ou proprietários, na amostra escolhida. Na amostra colhida foram contatadas 81 concessionárias e revendas de veículos em Itajaí e 22 em Balneário Camboriú, totalizando 103 empresas deste ramo. Os procedimentos metodológicos incluíram as seguintes análises estatísticas: análise fatorial exploratória, análise de variância e análise de correlação. Os comportamentos estratégicos que predominaram segundo o modelo adotado foram defensores e analistas. Entretanto, conforme os resultados das Anovas foram os prospectores os que mais bem pontuam o desempenho e percebem o ambiente como munificente. Ao avaliar como os comportamentos se relacionam com a percepção da munificência ambiental se confirma que os defensores foram os menos satisfeitos, além do mais verificou-se que a munificência ambiental e do desempenho é positiva e significante. Os resultados obtidos no presente trabalho constituem uma contribuição para o setor analisado, pois a partir deles os gestores ou proprietários podem definir suas estratégias para melhorar o desempenho. Também pode se reconhecer uma contribuição no âmbito acadêmico ao trazer novos resultados empíricos na compreensão das relações entre os constructos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Kepler Kummel, Universidade do Vale do Itajai

Mestre em Administração de Empresas pela Univali-Biguaçu. Mba em Negócios Internacionais pela FGV. Advogada, possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Professora de Mercadologia - Tecnologo de Processos Gerenciais Senac. Professora de Comunicação e Oratória do Senac de Itajai e Brusque. Apresentadora do Programa Histórias e Conquistas - TV Univali Atua como palestrante e coach na área de comunicação, oratória e comportamento do consumidor em empresas e organizações, site www.larissakummel.com.br.

Miguel Angel Verdinelli, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Zoologia - Universidad Nacional de La Plata (1973), Doutorado em Ciências, Área de concentração: Oceanografia Biológica, pela Universidade de São Paulo (1980). Pós-doutoramento em Ciências Sociais - Universidad de Alicante, Espanha (2013). Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em Análise Multivariada. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem orientado dezessete dissertações e seis teses e estão em orientação quatro dissertações e quatro teses.

Downloads

Publicado

2016-11-30