Modelo de análise do perfil do consumidor de produtos orgânicos para definição da estratégia de marketing
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0003Palavras-chave:
Consumo de produtos orgânicos, Correlação, Perfil do consumidorResumo
O objetivo deste estudo é propor um modelo de análise que identifique o perfil do consumidor de alimentos orgânicos e,com o resultado encontrado, traçar a estratégia de marketing direcionada para este público consumidor, uma vez que na perspectiva atual do consumidor em optar por alimentos saudáveis se faz necessário entender que fatores determinam esta opção. A sua importância está associada às decisões quanto à definição do perfil do público consumidor desses produtos para que seja formulada a estratégia de marketing adequada. O modelo proposto está dividido em duas fases: quantitativa e qualitativa. Na primeira fase definiram-se as variáveis, os dados foram coletados e as análises de regressão e casualidade realizadas, a fim de encontrar o perfil do consumidor de alimentos orgânicos. Uma vez identificado o perfil, segue-se com a segunda fase, a análise do marketing para o perfil definido e quais as ações devem ser realizadas para melhor atender a esse público consumidor. Neste contexto, consideraram-se as variáveis renda e nível de formação educacional do consumidor como determinantes na intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos, e à área plantada de alimentos orgânicos, um proxy representando o consumo de alimentos orgânicos. Assim, buscou-se identificar a existência de correlação entre o consumo e as variáveis explicativas. Obteve-se como resultado a correlação (R) 0,813, que representa um alto grau de relação entre as variáveis e o coeficiente de determinação (R²) 0,661, representando o poder explicativo do modelo da regressão. Além disso, aplicou-se o modelo de causalidade em que se verificou a casualidade bilateral entre as variáveis. Dessa forma, o modelo responde à definição do perfil do consumidor de produtos orgânicos. Após definir qual o perfil do consumidor de alimentos orgânicos, tendo como base as variáveis limitadas pelo estudo, o próximo passo determinado pelo modelo é a formulação da estratégia de Marketing destinada ao público alvo identificado.
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