Modelo de análise do perfil do consumidor de produtos orgânicos para definição da estratégia de marketing

Autores

  • Paulo Eduardo Santos Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • André Marques Cavalcanti Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0003

Palavras-chave:

Consumo de produtos orgânicos, Correlação, Perfil do consumidor

Resumo

O objetivo deste estudo é propor um modelo de análise que identifique o perfil do consumidor de alimentos orgânicos e,com o resultado encontrado, traçar a estratégia de marketing direcionada para este público consumidor, uma vez que na perspectiva atual do consumidor em optar por alimentos saudáveis se faz necessário entender que fatores determinam esta opção. A sua importância está associada às decisões quanto à definição do perfil do público consumidor desses produtos para que seja formulada a estratégia de marketing adequada. O modelo proposto está dividido em duas fases: quantitativa e qualitativa. Na primeira fase definiram-se as variáveis, os dados foram coletados e as análises de regressão e casualidade realizadas, a fim de encontrar o perfil do consumidor de alimentos orgânicos. Uma vez identificado o perfil, segue-se com a segunda fase, a análise do marketing para o perfil definido e quais as ações devem ser realizadas para melhor atender a esse público consumidor. Neste contexto, consideraram-se as variáveis renda e nível de formação educacional do consumidor como determinantes na intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos, e à área plantada de alimentos orgânicos, um proxy representando o consumo de alimentos orgânicos. Assim, buscou-se identificar a existência de correlação entre o consumo e as variáveis explicativas. Obteve-se como resultado a correlação (R) 0,813, que representa um alto grau de relação entre as variáveis e o coeficiente de determinação (R²) 0,661, representando o poder explicativo do modelo da regressão. Além disso, aplicou-se o modelo de causalidade em que se verificou a casualidade bilateral entre as variáveis. Dessa forma, o modelo responde à definição do perfil do consumidor de produtos orgânicos. Após definir qual o perfil do consumidor de alimentos orgânicos, tendo como base as variáveis limitadas pelo estudo, o próximo passo determinado pelo modelo é a formulação da estratégia de Marketing destinada ao público alvo identificado.

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Santos Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), MBA em Gestão de Serviços pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (2013), Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Empregado Público desde 2008.

André Marques Cavalcanti Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Sistemas de Informação (2011), Engenheiro Civil (2017) e Mestre em Administração (2017). Tem experiência na área de sistemas de Informação com pesquisas dedicadas a área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, deficientes visuais, arranjos produtivos, inteligência corporativa e tecnologia da informação, desenvolvimento dirigido por modelos, interação humano computador e gestão de sistemas de transportes. Tem dedicado seus trabalhos à pesquisa dos transportes e infraestruturas urbanas, avaliando a evolução nos sistemas de transporte e suas relações com a sociedade no impacto da mobilidade e utilização do solo. Na análise dos transportes tem sua pesquisa baseada na pesquisa operacional com ênfase na otimização de processos, tendo duas linhas de pesquisa como esforços atuais, a otimização do transporte urbano com base em simulações de redes de Petri e o estudo das fundações em solos de áreas segregadas de morros e de zonas especiais de interesse social.

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Publicado

2017-08-29