Análise do desempenho em inovação das micro e pequenas empresas de tic em Pernambuco

Autores

  • André Marques Cavalcanti Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcos Roberto Gois de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Andre Marques Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0003

Palavras-chave:

Inovação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Métricas de Inovação

Resumo

O estudo aqui apresentado tem a finalidade de avaliar, através de um survey, usando uma amostra de 50 micro e pequenas empresas do estado de Pernambuco que atuam no setor de tecnologia de informação e comunicação, o grau e o perfil da inovação. Para alcançar tal objetivo foi utilizada a metodologia proposta pelo Manual de Oslo e implantada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, denominado de Agentes Locais de Inovação. A ação dos agentes locais de inovação tem suporte científico no radar de inovação. Por meio de uma avaliação de 13 dimensões da inovação obtidos através da aplicação de um diagnóstico foram abordados diferentes aspectos da organização. A pesquisa desenvolve-se em três momentos: T0, T1 e T2. No momento T0 são apresentadas às empresas as opções de alternativas para estimular a inovação. Após a execução de algumas das ações, momento T1, a empresa em análise é novamente avaliada e o seu grau de inovação é novamente obtido, verificando-se a eficácia das ações. No momento seguinte T2 é feito um novo diagnóstico, após um período superior a 3 meses, para avaliar se o empresário absorveu a cultura da inovação. Para a amostra analisada os resultados obtidos mostram que o setor de tecnologia da informação e comunicação encontra-se com algumas dimensões que necessitam ser desenvolvidas e que entre o momento inicial e final da pesquisa não houve variação significativa no seu grau geral de inovação. As dimensões presença, cadeia de fornecimento e processos são indicadas como de menor desempenho e por isso necessitam de maior atenção. Um dos resultados da pesquisa demonstra-se que as métricas estabelecidas no radar de inovação podem orientar as estratégias de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

André Marques Cavalcanti Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, deficientes visuais, arranjos produtivos, inteligência corporativa e tecnologia da informação, programação paralela, programação de sistemas em C/C++ e mecânica computacional.

Marcos Roberto Gois de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) com estágio doutorado na Université Pantheon-Sorbonne. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia e administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: value at risk, analise de investimento, eficiência produtiva e dea - data envelopment analysis.

Andre Marques Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

É professor Adjunto da UFPE atua no Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Departamento de Ciências Administrativas. Possui especialização em análise de sistemas computacionais pela UFRN (1987), mestrado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Foi colaborador e presidente do Instituto de desenvolvimento da engenharia de produção. Atuou profissionalmente em uma empresa de telecomunicações de abrangência nacional onde desenvolvia projetos de solução de engenharia de telecomunicações. Tem participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de manutenção e confiabilidade de sistemas, Inovação, gestão organizacional e logística.

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Publicado

2013-02-12