Nível de evidenciação voluntária de responsabilidade social nas empresas de capital aberto do Rio Grande do Sul

Autores

  • Thais Aparecida Lopes Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul
  • Leandro Lumbiere Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul
  • Tânia Craco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Marta Elizete Ventura da Motta Universidade de Caxias do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0023

Palavras-chave:

Evidenciação Voluntária, Indicadores do Instituto Ethos, Responsabilidade Social

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar o nível de evidenciação voluntária de informações sobre responsabilidade social nas empresas de capital aberto do Rio Grande do Sul, participante do grupo Ethos, no ano de 2013. Nessa pesquisa, foi utilizada a amostra das empresas associadas ao Instituto Ethos, com ações negociadas na BMF& BOVESPA, do ano de 2013, num total de seis empresas. Os objetivos foram atingidos através de duas técnicas utilizadas: documental, em relatórios anuais e descritiva, além do processo de pesquisa quantitativa. A análise foi feita a partir da média geral de evidenciação, apresentada pelas empresas da pesquisa, ou seja, a média ponderada. Como resultado obtido as empresas que mais evidenciaram foram a Vivo Rio Grande do Sul e o BRDE. Já os indicadores mais evidenciados foram os relacionados à “Saúde e Segurança dos Empregados”, com 100% de evidenciação; “Remuneração e Benefícios”,“Condições de Trabalho, Qualidade de Vida e Jornada de Trabalho”, “Compromisso com o Desenvolvimento da Comunidade e Gestão das Ações Sociais”. Todos com 83% de evidenciação. Diante das informações obtidas com os indicadores mais evidenciados, constatou-se que as empresas analisadas parecem dar mais importância para o bem estar dos seus funcionários e da comunidade, contribuindo com estudos, saúde, treinamentos, remuneração, entre outros. Os indicadores menos evidenciados, “Demissões e Aposentadoria” e “Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores”, indicam que as empresas talvez não entendam ser importante a divulgação desses dados para seus acionistas e demais stakeholders.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Aparecida Lopes, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Graduanda em Processos Gerenciais

Leandro Lumbiere, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências Contábeis

Tânia Craco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração da Universidade de Caxias do Sul e da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS - Associação, Brasil (2017). Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil (2012). MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil (2010). Pós Graduação em Gestão Integrada de Processos e Serviços: Qualidade, Produtividade e Recursos Humanos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2000). Graduação em Licenciatura Plena em Administração - IFRS (2014). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul, Brasil (1997). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Seus principais interesses de pesquisa são: inovação, gestão do conhecimento e Logística.

Marta Elizete Ventura da Motta, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração PUCRS/UCS

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS e pela Universidade de Caxias do Sul - Associação (2017) . Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul , Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em finanças e Logística 

Downloads

Publicado

2017-05-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)