Cadeia de suprimentos de bens de capital em um arranjo produtivo local: índice de nacionalização

Autores

  • Michel Gehlen Bassani Universidade de Caxias do Sul
  • Tiago André Finimundi Universidade de Caxias do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Cunha Malafaia Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Alice Munz Fernandes Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriela Zanandrea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0010

Palavras-chave:

Bens de Capital, Índice de Nacionalização, Cadeia de Suprimentos

Resumo

A indústria de bens de capital é historicamente um fator multiplicador da expansão econômica nacional. Com o intuito de minimizar a quantidade de importação e alavancar as empresas nacionais, o governo instituiu o Índice de Nacionalização, obrigando as organizações a adquirem a maioria de sua matéria-prima do próprio País. Com vistas a isso, este estudo teve por objetivo identificar os critérios de seleção de fornecedores considerados como fundamentais na indústria de bens de capital. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva por meio de um estudo de caso quantitativo, adotando como objeto de estudo uma empresa pertencente ao Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo (MMeA) da Serra Gaúcha. A aplicação do instrumento de pesquisa aos supervisores, gerentes e diretores da área de suprimentos, permitiu confirmar a hipótese de que o custo e especificidade correspondem aos principais critérios observados pela empresa na seleção de fornecedores que não pertencem ao APL. Reconhecem-se as limitações deste estudo quando a sua impossibilidade de generalização e como pesquisas futuras recomenda-se a utilização de outros métodos de pesquisas, como estudos de casos múltiplos entre empresas do mesmo APL e comparação entre APLs distintos através do procedimento técnico survey a fim de verificar a percepção das indústrias acerca do índice de nacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Gehlen Bassani, Universidade de Caxias do Sul

Aluno de Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Especialista em Psicologia das Organizações e do Trabalho pela Universidade de Caxias do Sul, Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul e Tutor de Sala pela Universidade do Norte do Paraná nos cursos de Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Processos Gerenciais.

Tiago André Finimundi, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul (UCS), MBA em Gestão da Produção e Logística pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atuação profissional na área de Suprimentos, desenvolvendo atividades em Compras e Desenvolvimento de Fornecedores no mercado nacional e internacional. Atualmente é Analista de Importação na AGRALE S/A.

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Administração da Universidade de Caxias do Sul e da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS - Associação . Mestre em Administração de Empresas, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. MBA em Logística Empresarial, Universidade de Caxias do Sul , Brasil. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Caxias do Sul , Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em finanças e Logística.

Guilherme Cunha Malafaia, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação e pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (1994; 1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1998) e doutorado em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). É pesquisador classe A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte - CNPGC. É consultor senior do World Bank para análises de riscos no setor agropecuário mundial. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade de Caxias do Sul (Doutorado e Mestrado). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduacao Stricto Sensu em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (Mestrado). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduaçao em Gestao e Produçao Agroindustrial da Universidade Anhanguera / Uniderp (Mestrado). Sua linha de pesquisa tem um foco meso analítico, onde as formas de coordenação e as estratégias coletivas dos arranjos produtivos são elementos de estudo. É membro do corpo editorial e consultor ad hoc de vários periódicos internacionais e nacionais na area de Gestão de Agronegócios. Tem experiencia na area de Administração de Empresas, com ênfase em Agronegócios, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Eficiência e Competitividade de Cadeias Produtivas Agroindustriais, Cenários Prospectivos, Economia e Administração Rural, Análise e Avaliação de Projetos Agroindustriais, Análise de Riscos Agropecuários.

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Realizou Estágio Senior no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal em Georeferenciamento aplicado ao fluxo do conhecimento. Atualmente é Professora e Coordenadora do mestrado e doutorado em administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora pela UCS do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Atualmente é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica. Fluxo o conhecimento.

Alice Munz Fernandes, Universidade de Caxias do Sul

Cursando mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, UCS. Graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Campus Universitário de Vacaria (2013).

Gabriela Zanandrea, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Cursando Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS no Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, nos Projetos de Pesquisa: Caminhos da Inovação da Indústria Gaúcha e Modelos Estruturais Clássicos e Bayesianos Aplicados na Identificação de Alternativas de Fruticultura de Clima Temperado - ALTER.

Downloads

Publicado

2015-11-04