Características da informação valiosa: o case de uma indústria de bebidas

Autores

  • Andre Kohl Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0020

Palavras-chave:

Informação valiosa, Eficiência, Eficácia, Gestão da informação, Sistemas de informação

Resumo

Alcançar ou manter uma colocação vantajosa no mercado, diante de um cenário em contínua mudança, é realidade para poucos. Destacam-se as organizações que sabem que a informação de qualidade pode trazer vantagens significativas, se bem explorada e gerenciada. Por acreditar nisso, este trabalho buscou identificar a percepção dos gerentes regionais de vendas quanto à eficiência e à eficácia dos principais relatórios disponibilizados pela Área de Informações de uma indústria de bebidas, por meio de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, com uma etapa descritiva, e bibliográfica, documental e participante quanto aos procedimentos técnicos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários eletrônicos, com onze respondentes. Para dar apoio/embasamento teórico, fundamentou-se o estudo com diversos autores da área de Gestão da Informação. Os resultados mostraram que na percepção dos gerentes regionais de vendas, o “Relatório A” é eficiente e eficaz e o “Relatório B” não é eficiente e eficaz, sendo necessária avaliação e possível reestruturação, evidenciando a falta de gestão da informação, principalmente no “Relatório B”. Após análise e discussão dos resultados, sugere-se validar formas de conferência antes da disponibilização das informações; utilizar recursos tecnológicos para otimização do tempo e levantar as necessidades dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Kohl, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, Pós-graduado em Gestão empresarial, Bacharel em Administração. Tem experiência como docente em cursos de pós-graduação, graduação, cursos técnicos e cursos de extensão. Atualmente é coordenador dos cursos de Gestão Comercial, Marketing e Gestão Financeira nas modalidades presencial e EAD,da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor do curso de Administração da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul nas disciplinas de PO - Pesquisa Operacional, SIG - Sistemas de Informações Gerenciais e Estratégias Empresariais. É professor dos cursos de Pós Graduação do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e IPGS .- Instituto de Pesquisa Ensino e Gestão em Saúde

Downloads

Publicado

2017-05-10