Características da informação valiosa: o case de uma indústria de bebidas
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0020Palavras-chave:
Informação valiosa, Eficiência, Eficácia, Gestão da informação, Sistemas de informaçãoResumo
Alcançar ou manter uma colocação vantajosa no mercado, diante de um cenário em contínua mudança, é realidade para poucos. Destacam-se as organizações que sabem que a informação de qualidade pode trazer vantagens significativas, se bem explorada e gerenciada. Por acreditar nisso, este trabalho buscou identificar a percepção dos gerentes regionais de vendas quanto à eficiência e à eficácia dos principais relatórios disponibilizados pela Área de Informações de uma indústria de bebidas, por meio de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, com uma etapa descritiva, e bibliográfica, documental e participante quanto aos procedimentos técnicos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários eletrônicos, com onze respondentes. Para dar apoio/embasamento teórico, fundamentou-se o estudo com diversos autores da área de Gestão da Informação. Os resultados mostraram que na percepção dos gerentes regionais de vendas, o “Relatório A” é eficiente e eficaz e o “Relatório B” não é eficiente e eficaz, sendo necessária avaliação e possível reestruturação, evidenciando a falta de gestão da informação, principalmente no “Relatório B”. Após análise e discussão dos resultados, sugere-se validar formas de conferência antes da disponibilização das informações; utilizar recursos tecnológicos para otimização do tempo e levantar as necessidades dos usuários.
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