Os fatores críticos que influenciam a motivação de uma equipe de vendas no varejo da moda feminina.

Autores

  • Andre Kohl Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ismael Bianchetti Faculdade La Salle Estrela

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0011

Palavras-chave:

Relações Humanas, Motivação, Equipe de Vendas

Resumo

Entender os aspectos relacionados às equipes de trabalho tem sido um dos desafios para os empresários nas últimas décadas. Mais do que isso, compreender profundamente os perfis e os fatores que influenciam as pessoas para cooperar em prol dos objetivos propostos, tornou-se foco dentro das empresas. O objetivo principal deste estudo foi de identificar os fatores críticos que influenciam a motivação de uma equipe de vendas para atingir as metas no varejo da moda feminina. Além disso, traçou-se o perfil das vendedoras e analisou-se a relação entre os principais fatores críticos motivacionais e os resultados compilados destes perfis. Para coletar as informações utilizou-se de um questionário estruturado com quinze questões de múltiplas escolhas enviado por e-mail para cinquenta vendedoras de uma empresa do varejo da moda feminina, caracterizando-se como uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se também de pesquisa documental e observação do participante. Considerou-se para a análise e discussão dos dados os dois fatores críticos positivos e negativos que influenciam uma equipe de vendas para atingir as suas metas. Apontou-se como fatores críticos positivos “ter desafios constantes e ser reconhecido como um bom profissional pelos líderes e subordinados”. Como fatores críticos negativos, elegeu-se pelos respondentes “possibilidade de crescimento na empresa e participar nas decisões estratégicas da empresa”. Diante dos resultados da pesquisa, sugeriu-se ações para melhorar a motivação e o desempenho das vendedoras.

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Biografia do Autor

Andre Kohl, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, Pós-graduado em Gestão empresarial, Bacharel em Administração. Tem experiência como docente em cursos de pós-graduação, graduação, cursos técnicos e cursos de extensão. Atualmente é coordenador dos cursos de Gestão Comercial, Marketing e Gestão Financeira nas modalidades presencial e EAD,da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor do curso de Administração da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul nas disciplinas de PO - Pesquisa Operacional, SIG - Sistemas de Informações Gerenciais e Estratégias Empresariais. É professor dos cursos de Pós Graduação do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e IPGS .- Instituto de Pesquisa Ensino e Gestão em Saúde.

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Publicado

2017-05-10