Os fatores críticos que influenciam a motivação de uma equipe de vendas no varejo da moda feminina.
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0011Palavras-chave:
Relações Humanas, Motivação, Equipe de VendasResumo
Entender os aspectos relacionados às equipes de trabalho tem sido um dos desafios para os empresários nas últimas décadas. Mais do que isso, compreender profundamente os perfis e os fatores que influenciam as pessoas para cooperar em prol dos objetivos propostos, tornou-se foco dentro das empresas. O objetivo principal deste estudo foi de identificar os fatores críticos que influenciam a motivação de uma equipe de vendas para atingir as metas no varejo da moda feminina. Além disso, traçou-se o perfil das vendedoras e analisou-se a relação entre os principais fatores críticos motivacionais e os resultados compilados destes perfis. Para coletar as informações utilizou-se de um questionário estruturado com quinze questões de múltiplas escolhas enviado por e-mail para cinquenta vendedoras de uma empresa do varejo da moda feminina, caracterizando-se como uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se também de pesquisa documental e observação do participante. Considerou-se para a análise e discussão dos dados os dois fatores críticos positivos e negativos que influenciam uma equipe de vendas para atingir as suas metas. Apontou-se como fatores críticos positivos “ter desafios constantes e ser reconhecido como um bom profissional pelos líderes e subordinados”. Como fatores críticos negativos, elegeu-se pelos respondentes “possibilidade de crescimento na empresa e participar nas decisões estratégicas da empresa”. Diante dos resultados da pesquisa, sugeriu-se ações para melhorar a motivação e o desempenho das vendedoras.
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