As small technology companies build their knowledge base for the development of innovative products

Authors

  • José Gilson Lucena Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie,

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0011

Keywords:

Knowledge Base, Product Creation, Innovation

Abstract

It is from the knowledge base of an organization where creativity and ideas for new products will flow. This knowledge base supports the innovative capacity of the firm. But how small technology companies begin their activities, build their knowledge base and innovate? Answering these questions is the main objective of this research, a descriptive exploratory study conducted in three small technology companies that have gone through the incubation process. Analysis and interpretation of the data was used the technique of content analysis from the responses obtained through semi-structured interviews with the creators of the firms business. The results showed that the construction of the knowledge base of the three firms, influenced the transfer model used in technological parks where academic scientists conceive ideas laboratory through R & D and develop them into real products.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Gilson Lucena, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba - Campus de Campina Grande (1994), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba -Campus de João Pessoa (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Atualmente é professor efetivo no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPB) - Campus de Campina Grande- PB, e professor da UNIFACISA - Centro Universitário - Campina Grande.

Moisés Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie,

Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela FEA/USP. Curso de especialização na França, BEICIP - Bureau dÉtudes Industrielles et du Petrole. Professor Doutor da área de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Exerceu o cargo de Decano (Pró Reitor) de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie no periodo de abril/2011 a maio/2014 quando tambem. presidiu a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de abril/2011 a maio/2014 e do Conselho Universitário da mesma Universidade de fev/2008 a a maio/2014. Foi diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie que congrega as escolas de Administração, Economia e Ciências Contábeis e os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas e o Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial. Foi editor da RAM - Revista de Administração Mackenzie classificada pela CAPES como um periódico no estrato B1, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. No CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Mackenzie, exerceu a função de Coordenador de Pesquisa envolvendo 13 núcleos de estudos e pesquisas. Atuou também como Coordenador do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégia e Inovação. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de ser parecerista da- RAUSP. Revista de Administração, - PIBIC, - , RAE - Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - RAM. Revista de Administração Mackenzie, - RAC. Revista de Administração Contemporânea, Revista Gestão e Regionalidade do IMES, - GEPROS, - ENANPAD, - BALAS, - 3 Es - ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA , ACADEMY OF MANAGEMENT, IBEROAMERICAN, CLADEA, entre outros. É consultor ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Planejamento Estratégico e Inovação. Desenvolve estudos nos setores hospitalar, eletroeletrônico, planos de saúde, alumínio, energia elétrica, petroquímica, entre outros. Em trabalho bibliometrico apresentado e constante dos anais do SIMPOI de 2010 pelos professores Ropelato M.; Silveira A.; Machado Denise Del Pra da Universidade Regional de Blumenau foi considerado como um dos cinco autores que mais publicaram trabalhos na área de inovação no período 2006/2009 no Brasil em eventos e revistas. Teve no ENAMPAD de 2007 trabalho indicado entre os três melhores na área de estratégia de organizações. No ENAMPAD de 2008 foi considerado dentre os cinco melhores avaliadores das revistas da ANPAD. Desde fevereiro de 2015 e membro da Comissao de Bolsas do Programa de Pos-Graduacao em Administracao da Universidade Mackenzie, Em junho de 2016 foi nomeado coordenador do clonsorcio doutoral do SEMEAD.

Published

2016-11-30