Avaliação do processo de ensino-aprendizagem do curso de administração de uma IES: perspectivas docente e discente

Autores

  • Fábio de Oliveira Lucena Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Anderson Magno Correia Ramalho Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento
  • José Guilherme de Souza Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento
  • Luiz Carlos Freire de Melo Filho Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0002

Palavras-chave:

Processo, Processo Ensino-Aprendizagem. Avaliação. Curso de Administração., Ensino-Aprendizagem, Avaliação, Curso de Administração

Resumo

Entre as atividades que permeiam o processo educacional, a avaliação se constitui como uma área de íntima associação com o processo de ensino-aprendizagem. Discutir a avaliação educacional remete à compreensão do papel que as escolas, inclusive as de ensino superior, exercem sobre a vida das pessoas. O papel crítico que deve ler levado em conta na formação dos alunos, de que resulta uma qualidade política, passa também pelo processo de avaliação a que é submetido. Isso não retira a importância da qualidade formal, ou seja, o conhecimento técnico que deve ser almejado no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente artigo procurou analisar o processo de avaliação nas disciplinas do curso de Administração de uma IES, nas perspectivas docente e discente. Para tal, a pesquisa aplicou 20 questionários a docentes e 70 entrevistas a discentes da IES investigada. Os dados foram tratados quantitativamente. Os resultados indicaram que, apesar de algumas incongruências constatadas no processo ensino-aprendizagem, a IES, por meio dos seus docentes, desenvolve um ensino que se aproxima dos ditames preconizados pelos teóricos em pedagogia na formação de administradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Oliveira Lucena, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1994), graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), especialização em Engenharia de Transportes pela Universidade de Pernambuco (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Atualmente é engenheiro coordenador de acompanhamento e fiscalização de obras do Tribunal Regional do Trabalho 13a Região e professor da UNIFACISA. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Orçamento e Gestão de Obras e Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade, suprimento externo, gestão do conhecimento e decisões.

Anderson Magno Correia Ramalho, Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento

Bacharel em Administração de Empresas. 

José Guilherme de Souza, Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento

Bacharel em Administração de Empresas. 

Luiz Carlos Freire de Melo Filho, Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento

Bacharel em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

2016-06-25