Mortalidade e longevidade das organizações de terceiro setor

Autores

  • Giuliano Alves Borges e Silva Centro Universitário do Planalto de Araxá
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo
  • Jorge Luis Sanchez Arevalo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0014

Resumo

O intuito do presente trabalho é iniciar uma discussão acadêmica sobre a sustentabilidade das organizações de terceiro setor a partir da comparação entre tempo de atividade dessas instituições com a longevidade de empresas. Por esse motivo, um estudo exploratório de caráter quantitativo realizado aleatoriamente a partir do cadastro de 800 (oitocentas) organizações do Estado de São Paulo é apresentado. Foi realizado teste de Wilcoxon para comparar: (1) tempo de vida das organizações ativas (empresas versus terceiro setor); (2) idade de morte das organizações desativadas. O aporte teórico sobre a mortalidade das organizações de terceiro setor é ínfimo, por isso, o embasamento conceitual adotado refere-se a estudos empresariais, a base para exploração do tema proposto é a ecologia de empresas. Entre os cadastros inativos foi observada grande concentração de morte das empresas até o quarto ano, situação que não ocorre entre as organizações de terceiro setor que possui característica de mortalidade mais espaçada ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Alves Borges e Silva, Centro Universitário do Planalto de Araxá

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá. Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Enfoque Sistêmico. É professor no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e pesquisador, tem trabalhos publicados na área de Gestão.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988), especialização pela Università Comerciale Luigi Bocconi, Milão - Itália (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993); doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000) e livre docência em Administração pela FEARP/USP (2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Atua como coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas - GPublic, com ênfase na pesquisa de cooperação e gestão de redes interorganizacionais, políticas públicas para o desenvolvimento e educação formal de gestores. Avaliador de cursos de graduação do MEC e avaliador de mérito da CAPES. Pesquisador do Observatório Nacional da Educação (INEP/MEC/CAPES).

Jorge Luis Sanchez Arevalo, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração de Organizações (FEA-RP) pela Universidade de São Paulo (2013), campus de Ribeirão Preto. Possui Especialização e Mestrado na área econômica, graduação em Ciências Contábeis pela Universidad Nacional de la Amazonia Peruana (2006). Tem interesse principal na área econômica, com ênfase nos seguintes temas: comércio internacional e integração econômica, comportamento do consumidor, renda e desigualdade. É autor de artigos publicados no Brasil e no Exterior. Tem experiência na área de finanças privadas e contabilidade industrial, dado a sua atuação na empresa Petróleos del Peru (Petroperu - PERU) como bolsista e posteriormente como supervisor na Unidade Finanças entre 2006 e 2008. Também tem experiência na área acadêmica ministrando as seguintes disciplinas a nível de graduação: Calculo I, Análise de Balanços, Econometria I e Estatística I.

Downloads

Publicado

2015-10-14